Buscar

Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiõ...

Ao longo de todo o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras caracterizou as relações políticas em boa parte das regiões latino-americanas recém-libertadas do jugo colonial. Sobre essas relações, é correto afirmar que:


a) o aumento das disputas regionais intensificou o caudilhismo e favoreceu a solução federalista na maioria das antigas possessões espanholas e portuguesas na América.
b) à intensificação das disputas entre os caudilhos pelo controle na região do Prata, sucedeu a consolidação do domínio dos unitários, favoráveis à centralização política e alfandegária em torno da cidade de Buenos Aires.
c) a diminuição generalizada do comércio e da indústria nas regiões da América Central e Caribe decorreu das guerras fratricidas promovidas pelos republicanos ingleses.
d) a crise sem precedentes que atingiu o federalismo republicano nos países andinos esteve relacionada ao surgimento aí de monarquias constitucionais e governos ditatoriais.
e) nas regiões de colonização ibérica, ocorreu a intensificação dos conflitos entre republicanos e democratas, cabendo aos primeiros a defesa de um maior controle por parte do Governo federal em detrimento da autonomia dos Estados.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "nas regiões de colonização ibérica, ocorreu a intensificação dos conflitos entre republicanos e democratas, cabendo aos primeiros a defesa de um maior controle por parte do Governo federal em detrimento da autonomia dos Estados." Durante o século XIX, a tensão entre forças descentralizadoras e centralizadoras foi uma característica comum nas relações políticas em grande parte das regiões latino-americanas recém-libertadas do jugo colonial. Na maioria das antigas possessões espanholas e portuguesas na América, o aumento das disputas regionais intensificou o caudilhismo e favoreceu a solução federalista. Já na região do Prata, a intensificação das disputas entre os caudilhos pelo controle sucedeu a consolidação do domínio dos unitários, favoráveis à centralização política e alfandegária em torno da cidade de Buenos Aires. A diminuição generalizada do comércio e da indústria nas regiões da América Central e Caribe decorreu das guerras fratricidas promovidas pelos republicanos ingleses. A crise sem precedentes que atingiu o federalismo republicano nos países andinos esteve relacionada ao surgimento aí de monarquias constitucionais e governos ditatoriais. E nas regiões de colonização ibérica, ocorreu a intensificação dos conflitos entre republicanos e democratas, cabendo aos primeiros a defesa de um maior controle por parte do Governo federal em detrimento da autonomia dos Estados.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina