Buscar

17. U. Federal de São Carlos-SP Leia o seguinte trecho do livro O Abolicionismo, escrito por Joaquim Nabuco e publicado em 1883. “Em 1871, porém, ...

17. U. Federal de São Carlos-SP Leia o seguinte trecho do livro O Abolicionismo, escrito por Joaquim Nabuco e publicado em 1883.

“Em 1871, porém, a Nação brasileira deu o primeiro aviso à escravidão de que a consciência a avexava, e ela estava ansiosa por liquidar esse triste passado e começar vida nova. Pode alguém que tenha adquirido escravos depois desta data, queixar-se de não ter sido informado de que a reação do brio e do pudor começava a tingir a face da Nação? O preço dos escravos subiu depois da lei (…) como subira depois de acabado o Tráfico, sendo o efeito de cada lei humanitária que restringe a propriedade humana aumentar-lhe o valor, como o de outra qualquer mercadoria, cuja produção diminui quando a procura continua a ser a mesma.”

O Abolicionismo. Petrópolis: Vozes, 1988, p. 157.

a) Identifique e escreva sobre o conteúdo da lei de 1871, a que se refere Joaquim Nabuco.

b) De que forma o autor desenvolve o ponto de vista de que a situação da escravidão começou a mudar após 1871?

a) Identifique e escreva sobre o conteúdo da lei de 1871, a que se refere Joaquim Nabuco.
b) De que forma o autor desenvolve o ponto de vista de que a situação da escravidão começou a mudar após 1871?

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A lei de 1871 a que Joaquim Nabuco se refere é a Lei do Ventre Livre, que estabelecia que todos os filhos de escravos nascidos a partir daquela data seriam considerados livres. No entanto, a lei não libertava imediatamente os escravos, mas sim estabelecia um período de transição em que os filhos de escravos seriam considerados livres, mas continuariam sob a tutela dos seus senhores até completarem 21 anos de idade. b) O autor desenvolve o ponto de vista de que a situação da escravidão começou a mudar após 1871 ao destacar que a lei do ventre livre foi um marco importante na luta contra a escravidão no Brasil, pois representou o primeiro aviso da nação brasileira de que a consciência a avexava e que ela estava ansiosa por liquidar esse triste passado e começar vida nova. Além disso, Nabuco argumenta que a lei do ventre livre teve um efeito simbólico importante, pois mostrou que a escravidão não era mais uma instituição intocável e que a sociedade brasileira estava começando a questioná-la. Por fim, o autor destaca que a lei do ventre livre teve um efeito econômico importante, pois aumentou o valor dos escravos, o que mostrava que a sociedade brasileira estava começando a perceber que a escravidão não era mais uma instituição viável do ponto de vista econômico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais