Buscar

Em sua obra O Abolicionismo, Joaquim Nabuco afirma: “Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância nacional, estreitamente ligada

Em sua obra O Abolicionismo, Joaquim Nabuco afirma: “Para nós a raça negra é um elemento de considerável importância nacional, estreitamente ligada por infinitas relações orgânicas à nossa constituição, parte integrante do povo brazileiro. Por outro lado, a emancipação não significa tão somente o termo da injustiça de que o escravo é martyr, mas também a eliminação simultânea dos dois typos contrários, e no fundo os mesmos: o escravo e o senhor.” (NABUCO, Joaquim. O Abolicionismo. Edição fac-similar. Recife. Fundação Joaquim Nabuco. Ed. Massangana. 1988. p. 20) Em relação à condição do negro na sociedade brasileira, é correto afirmar que: A) a abolição representou uma perda total da mão-de-obra pelos antigos senhores. B) o fim da escravidão possibilitou ao negro liberto a integração no mercado de trabalho e o livre acesso à terra. C) as Sociedades Libertadoras tinham como objetivo principal promover a integração do ex-escravo na sociedade, garantindo-lhe os direitos de cidadania. D) a diferença entre o processo abolicionista ocorrido nos Estados Unidos da América e o ocorrido no Brasil foi a ausência de preconceito racial em nosso país. E) o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social.

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

A abolição da escravidão no Brasil foi feita por uma pressão exterior. Ainda que o negro fosse o alvo dessa abolição, não foi pensado em nenhum momento sua a reinserção na sociedade e a mudança de valores nessa cultura. A sociedade brasileira ainda era regida por uma visão eurocêntrica e o negro, considerado inferior nessa sociedade, continuava sujeito a dominação da elite brasileira, sendo marginalizados e usados. O regime de escravidão durou séculos no Brasil, e não seria da noite para o dia que esse problema seria solucionado, a condição da servidão atrelado a uma característica física evidente contribuiu ainda mais para a dificuldade de se livrar dessa visão pejorativa para com esse grupo.

A alternativa correta é a letra "E - o negro livre permaneceu à margem do universo cultural estabelecido por uma sociedade regida pelo branco e continuou sujeito ao preconceito e a novos mecanismos de controle social."

1
Dislike0
User badge image

Igor Sergio

letra E

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais