Buscar

Após o Fim da União Ibérica (1580-1640), inicia-se a chamada Restauração Portuguesa na qual o Estado toma medidas administrativas de controle de su...

Após o Fim da União Ibérica (1580-1640), inicia-se a chamada Restauração Portuguesa na qual o Estado toma medidas administrativas de controle de sua área colonial com a criação do Conselho Ultramarino.
a) Cite duas medidas tomadas pelo Conselho Ultramarino em relação ao Brasil.
b) Aponte o motivo da crise do açúcar brasileiro vivida na segunda metade do século XVII.

a) O Conselho Ultramarino criou a Companhia Geral do Comércio do Brasil, responsável por controlar o comércio de açúcar e tabaco, e estabeleceu a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, com o objetivo de explorar as riquezas minerais da região.
b) A crise do açúcar brasileiro na segunda metade do século XVII foi motivada pela concorrência com as Antilhas, que passaram a produzir açúcar em larga escala, além da exaustão do solo e da falta de investimentos em tecnologia e mão de obra.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua resposta está correta. O Conselho Ultramarino criou a Companhia Geral do Comércio do Brasil, responsável por controlar o comércio de açúcar e tabaco, e estabeleceu a Capitania de São Paulo e Minas de Ouro, com o objetivo de explorar as riquezas minerais da região. A crise do açúcar brasileiro na segunda metade do século XVII foi motivada pela concorrência com as Antilhas, que passaram a produzir açúcar em larga escala, além da exaustão do solo e da falta de investimentos em tecnologia e mão de obra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais