Buscar

Após o Fim da União Ibérica (1580-1640), inicia-se a chamada Restauração Portuguesa na qual o Estado toma medidas administrativas de controle de su...

Após o Fim da União Ibérica (1580-1640), inicia-se a chamada Restauração Portuguesa na qual o Estado toma medidas administrativas de controle de sua área colonial com a criação do Conselho Ultramarino. Cite duas medidas tomadas pelo Conselho Ultramarino em relação ao Brasil. Aponte o motivo da crise do açúcar brasileiro vivida na segunda metade do século XVII.

Duas medidas tomadas pelo Conselho Ultramarino em relação ao Brasil foram a criação de companhias monopolistas para o comércio de açúcar e a proibição da produção de manufaturas no Brasil, com o objetivo de manter a colônia como fornecedora de matérias-primas para a metrópole.
A crise do açúcar brasileiro na segunda metade do século XVII foi causada pela concorrência de outros países produtores de açúcar, como a França e a Inglaterra, que passaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas. Além disso, a exaustão do solo e a falta de investimentos em tecnologia e mão de obra também contribuíram para a crise.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta está correta. O Conselho Ultramarino foi criado em 1642 com o objetivo de administrar as colônias portuguesas e garantir o monopólio comercial da metrópole. Entre as medidas tomadas pelo Conselho Ultramarino em relação ao Brasil, destacam-se a criação de companhias monopolistas para o comércio de açúcar e a proibição da produção de manufaturas no Brasil, com o objetivo de manter a colônia como fornecedora de matérias-primas para a metrópole. A crise do açúcar brasileiro na segunda metade do século XVII foi causada pela concorrência de outros países produtores de açúcar, como a França e a Inglaterra, que passaram a produzir açúcar em suas colônias nas Antilhas. Além disso, a exaustão do solo e a falta de investimentos em tecnologia e mão de obra também contribuíram para a crise.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais