Buscar

Com base nas informações do texto, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas com referência às civilizações grega e...

Com base nas informações do texto, escreva V para as afirmativas verdadeiras ou F para as afirmativas falsas com referência às civilizações grega e romana.
( ) Na linha 5, “decorrente daí a forma de organização política” é correto afirmar que tanto na Grécia como em Roma o Estado nunca deixou de ser escravista.
( ) As sociedades greco-romanas legaram para a humanidade destinos iguais, porém, intrinsecamente diferentes. A primeira imortalizou a pólis, a segunda imortalizou o Império.
( ) (...)“as relações sociais que se estabeleceram entre os homens” (linhas 3 e 4) foram antagônicas entre os dois povos. Os romanos, mais heterogêneos, provocaram o nascimento das lutas de classe entre patrícios e plebeus. Como conseqüência dessa contradição, o Estado foi obrigado a codificar os costumes e as tradições patrícias em leis escritas, leis essas que eliminaram as desigualdades existentes, realidade essa não existente no mundo grego.
( ) A Filosofia, uma das mais significativas heranças culturais legadas pelos gregos para a humanidade, estabeleceu a organização política e ideológica dessa sociedade, fundamentando a razão do Estado como instituidor de valores, exigindo do cidadão uma total subordinação aos seus interesses.
( ) Na linha 6, “a estrutura ideológica” que fundamentou o Estado romano foi o Jus Gentium (Direito das Gentes), que levava em conta os interesses das comunidades submetidas a Roma. É correto afirmar que esse legado jurídico, que se tornou internacional e de notável saber desde os tempos antigos, já reconhecia a mulher como partícipe da cidadania.

(V) Na linha 5, “decorrente daí a forma de organização política” é correto afirmar que tanto na Grécia como em Roma o Estado nunca deixou de ser escravista.
(F) As sociedades greco-romanas legaram para a humanidade destinos iguais, porém, intrinsecamente diferentes. A primeira imortalizou a pólis, a segunda imortalizou o Império.
(V) (...)“as relações sociais que se estabeleceram entre os homens” (linhas 3 e 4) foram antagônicas entre os dois povos. Os romanos, mais heterogêneos, provocaram o nascimento das lutas de classe entre patrícios e plebeus. Como conseqüência dessa contradição, o Estado foi obrigado a codificar os costumes e as tradições patrícias em leis escritas, leis essas que eliminaram as desigualdades existentes, realidade essa não existente no mundo grego.
(V) A Filosofia, uma das mais significativas heranças culturais legadas pelos gregos para a humanidade, estabeleceu a organização política e ideológica dessa sociedade, fundamentando a razão do Estado como instituidor de valores, exigindo do cidadão uma total subordinação aos seus interesses.
(V) Na linha 6, “a estrutura ideológica” que fundamentou o Estado romano foi o Jus Gentium (Direito das Gentes), que levava em conta os interesses das comunidades submetidas a Roma. É correto afirmar que esse legado jurídico, que se tornou internacional e de notável saber desde os tempos antigos, já reconhecia a mulher como partícipe da cidadania.

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

(V) Na linha 5, “decorrente daí a forma de organização política” é correto afirmar que tanto na Grécia como em Roma o Estado nunca deixou de ser escravista. (F) As sociedades greco-romanas legaram para a humanidade destinos iguais, porém, intrinsecamente diferentes. A primeira imortalizou a pólis, a segunda imortalizou o Império. (V) "(...)as relações sociais que se estabeleceram entre os homens” (linhas 3 e 4) foram antagônicas entre os dois povos. Os romanos, mais heterogêneos, provocaram o nascimento das lutas de classe entre patrícios e plebeus. Como conseqüência dessa contradição, o Estado foi obrigado a codificar os costumes e as tradições patrícias em leis escritas, leis essas que eliminaram as desigualdades existentes, realidade essa não existente no mundo grego. (V) A Filosofia, uma das mais significativas heranças culturais legadas pelos gregos para a humanidade, estabeleceu a organização política e ideológica dessa sociedade, fundamentando a razão do Estado como instituidor de valores, exigindo do cidadão uma total subordinação aos seus interesses. (V) Na linha 6, “a estrutura ideológica” que fundamentou o Estado romano foi o Jus Gentium (Direito das Gentes), que levava em conta os interesses das comunidades submetidas a Roma. É correto afirmar que esse legado jurídico, que se tornou internacional e de notável saber desde os tempos antigos, já reconhecia a mulher como partícipe da cidadania.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina