Buscar

UNICAMP-SP “Acerca do fascínio exercido pelos espetáculos de sangue na arena, muitos romanos afirmavam que eles inspiravam um nobre desprezo pela ...

UNICAMP-SP

“Acerca do fascínio exercido pelos espetáculos de sangue na arena, muitos romanos afirmavam que eles inspiravam um nobre desprezo pela morte. Mas é possível interpretar esses espetáculos como um ritual que reafirmava o poder e a autoridade do Estado romano. Os gladiadores, por exemplo, eram indivíduos sem direitos, marginalizados ou condenados por subversão da ordem pública. Ao executá-los em público, o povo romano reunido celebrava a sua superioridade e o seu direito de dominar.”

Adaptado de SHELTON J. A. As the Romans Did. Oxford, 1998, p. 350.

a) De que maneira esse texto interpreta a popularidade dos espetáculos de sangue na Roma antiga?

b) Por que, segundo o texto, o sacrifício de um gladiador perante o público reforçava as relações de dominação na sociedade romana?

c) Explique por que os cristãos foram perseguidos em nome da ordem pública romana.


Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

a) O texto interpreta que os espetáculos de sangue na arena eram um ritual que reafirmava o poder e a autoridade do Estado romano, e que o povo romano reunido celebrava a sua superioridade e o seu direito de dominar ao executar em público os gladiadores, indivíduos sem direitos, marginalizados ou condenados por subversão da ordem pública. b) Segundo o texto, o sacrifício de um gladiador perante o público reforçava as relações de dominação na sociedade romana porque os gladiadores eram indivíduos sem direitos, marginalizados ou condenados por subversão da ordem pública, e ao executá-los em público, o povo romano reunido celebrava a sua superioridade e o seu direito de dominar. c) Os cristãos foram perseguidos em nome da ordem pública romana porque eles se recusavam a adorar os deuses romanos e a participar dos rituais religiosos do Estado, o que era visto como uma ameaça à ordem pública e à estabilidade do Império Romano. Além disso, os cristãos eram vistos como uma seita perigosa e subversiva, que poderia minar a autoridade do Estado e a coesão social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina