Buscar

O Brasil colonial conheceu um forte e aberto conflito social entre os senhores de terras e a classe mercantil, a classe que ascendia graças à ativi...

O Brasil colonial conheceu um forte e aberto conflito social entre os senhores de terras e a classe mercantil, a classe que ascendia graças à atividade comercial. Nessa perspectiva, julgue os itens abaixo, relativos ao peso econômico e político dos senhores de terras, da nova classe comercial, bem como de escravos e outros estratos sociais existentes no Brasil colonial. Coloque (C) para as questões certas e (E) para as erradas.
Embora a aquisição da terra exigisse grandes somas de recursos, a produção agrícola no Brasil compensava os investimentos, pois os produtos, durante aquele período, tinham preços sempre crescentes, devido à sua raridade para o consumidor europeu.
A hostilidade mencionada acima diz respeito à penetração de mercadores franceses que se estabeleceram no Rio de Janeiro e monopolizaram o comércio de exportação da produção açucareira.
Em razão, principalmente, da inadequação de sua cultura, o grande contingente de escravos de origem africana não tinha condições de atuar nas atividades econômicas manufatureiras do Brasil colonial.
A importância do segmento social médio no Brasil colonial explica-se pela alta diversificação da economia e pela existência de um corpo político-burocrático estabelecido na colônia.
C
E
E
E

Essa pergunta também está no material:

HISTÓRIA 1000 QUESTÕES
311 pág.

História Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As respostas corretas são: - C: Embora a aquisição da terra exigisse grandes somas de recursos, a produção agrícola no Brasil compensava os investimentos, pois os produtos, durante aquele período, tinham preços sempre crescentes, devido à sua raridade para o consumidor europeu. - E: A hostilidade mencionada acima diz respeito à penetração de mercadores franceses que se estabeleceram no Rio de Janeiro e monopolizaram o comércio de exportação da produção açucareira. (A questão se refere a conflitos entre senhores de terras e a classe mercantil, não especificamente a mercadores franceses) - E: Em razão, principalmente, da inadequação de sua cultura, o grande contingente de escravos de origem africana não tinha condições de atuar nas atividades econômicas manufatureiras do Brasil colonial. (Os escravos africanos eram utilizados em diversas atividades econômicas, incluindo a produção manufatureira) - E: A importância do segmento social médio no Brasil colonial explica-se pela alta diversificação da economia e pela existência de um corpo político-burocrático estabelecido na colônia. (Não havia um segmento social médio estabelecido na colônia, a sociedade era dividida entre senhores de terras, classe mercantil e escravos, com pouca mobilidade social)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais