Leia o trecho a seguir: “Ao fazerem o que os sucessivos governos britânicos de entre guerras jamais ousaram, na verdade as cidades de cinturão verde forneceram um modelo para as novas cidades do pós-guerra. [...] Embora a inciativa privada tenha construído duas autenticas cidades-jardim [...] e embora as prefeituras tenham
por vezes construído cidades satélites [...], em nenhum outro lugar se mobilizou dessa maneira um governo para realizar o projeto [...].” Fonte: HALL, Peter. Cidades do amanhã: Uma história intelectual do planejamento e do projeto urbanos no século XX. 1ª ed. São Paulo: Editora Perspectiva, 1988, p. 151. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os bairros do pós-guerra inspirados no ideário de cidade-jardim, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas. I. As cidade-jardim no Reino Unido no pós-guerra não conseguiam seguir à risca as premissas de paisagem na envoltória de suas comunidades. Porque: II. Os espaços intersticiais entre as cidades-jardim e Londres não eram preenchidos por áreas verdes e equipamentos comunitários. A seguir, assinale a alternativa correta:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
I. As cidade-jardim no Reino Unido no pós-guerra não conseguiam seguir à risca as premissas de paisagem na envoltória de suas comunidades. II. Os espaços intersticiais entre as cidades-jardim e Londres não eram preenchidos por áreas verdes e equipamentos comunitários. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. b) As asserções I e II são proposições falsas. c) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Pergunta 1 Leia o trecho a seguir: “Os objetivos dessa compra fundiária podem ser definidos de várias maneiras, bastando que aqui se mencionem alguns dos princípios, como se segue. 1) Encontrar para nossa população operaria trabalho com salários de poder aquisitivo superior e assegurar-lhes um ambiente mais saudável e uma oferta mais constante de empregos. 2) Oferecer a industriais com espírito empreendedor [...] e a muitos outros atuando em várias profissões, os meios de assegurar um novo e melhor emprego para seu capital e talentos [...].” Fonte: HOWARD, Ebenezer. Cidades-jardins de amanhã. São Paulo: HUCITEC, 1996, p. 113. Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os bairros do pós-guerra inspirados no ideário de cidade-jardim, analise as afirmativas a seguir e assinale V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s): I. ( ) As condições de trabalho nos ímãs do campo e cidade não eram tidas como satisfatórias por Howard. II. ( ) A autonomia e a construção das cidades-jardins viriam de doações de filantropos e associações privadas. III. ( ) O imã da cidade-jardim abrange um enfoque na consolidação de polos universitários. IV. ( ) Os ímãs do campo e da cidade apresentam a questão da drenagem como um ponto positivo. Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: V, V, F, F.
I. As condições de trabalho nos ímãs do campo e cidade não eram tidas como satisfatórias por Howard. II. A autonomia e a construção das cidades-jardins viriam de doações de filantropos e associações privadas. III. O imã da cidade-jardim abrange um enfoque na consolidação de polos universitários. IV. Os ímãs do campo e da cidade apresentam a questão da drenagem como um ponto positivo. a) F, F, V, V. b) V, F, F, V. c) V, V, F, F. d) F, V, V, F.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as unidades de vizinhança, analise as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. As superquadras de Brasília excedem consideravelmente os preceitos de áreas livres estabelecidos nos ideários da unidade de vizinhança. Porque: II. Perry indica 10% de áreas livres ou verdes nas unidades de vizinhança, ao passo que as superquadras têm mais de metade de sua área aberta. A seguir, assinale a alternativa correta:
I. As superquadras de Brasília excedem consideravelmente os preceitos de áreas livres estabelecidos nos ideários da unidade de vizinhança. II. Perry indica 10% de áreas livres ou verdes nas unidades de vizinhança, ao passo que as superquadras têm mais de metade de sua área aberta. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa. A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira. As asserções I e II são proposições falsas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta: F, V, F, V.
I. ( ) As cidades-jardins são uma nova forma de comunidade que busca unir o melhor do campo e da cidade. II. ( ) O campo de Howard é uma das principais referências das cidades-jardins. III. ( ) O ímã do campo de Howard tem como principal fraqueza as casas superlotadas. IV. ( ) As cidades-jardins surgiram como uma alternativa para lidar com a insalubridade dos centros urbanos no início do século XX. a) V, F, V, F. b) F, V, V, F. c) F, V, F, V. d) V, F, F, V.