Buscar

Em nossos estudos vimos que houve uma aproximação de um grupo de historiadores dos Annales com o marxismo. Desta convergência observamos algumas co...

Em nossos estudos vimos que houve uma aproximação de um grupo de historiadores dos Annales com o marxismo. Desta convergência observamos algumas contribuições para a historiografia. Sobre essas contribuições marque a alternativa correta: I. Pierre Vilar combinou a dialética entre o meio geográfico e o meio histórico, a influência das evoluções demográficas, às transformações agrárias, a formação da burguesia e o funcionamento do capital comercial. ll. Michel Vovelle fez uma análise de longa duração associando ao conceito de superestrutura ideológicas. III. Guy Bois escreveu um ensaio no qual refletiu sobre as possibilidades de ligação entre as propostas de Marx e dos Annales. IV. Georges Duby foi um dos historiadores que criticavam os trabalhos que associavam os preceitos do marxismo, pois entendia que a historiografia deveria se ocupar apenas da História das Mentalidades. Assinale a alternativa que apresenta as afirmativas corretas.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I e III. I. Pierre Vilar combinou a dialética entre o meio geográfico e o meio histórico, a influência das evoluções demográficas, às transformações agrárias, a formação da burguesia e o funcionamento do capital comercial. III. Guy Bois escreveu um ensaio no qual refletiu sobre as possibilidades de ligação entre as propostas de Marx e dos Annales. Michel Vovelle não associou o conceito de superestrutura ideológicas, e Georges Duby não criticou os trabalhos que associavam os preceitos do marxismo, mas sim defendeu a importância da História das Mentalidades.

0
Dislike0
User badge image

Dimas PIPAS

Em nossos estudos vimos que o manual positivista escrito por Langlois e Seignobos "Introdução aos Estudos Históricos" foi dividido em 3 partes. Sobre o apresentado no Livro II em relação à Crítica Externa assinale com V para verdadeira e F para falso: 

( ) A Crítica de Erudição e os Eruditos: Se caracteriza pela crítica que o mestre realiza a partir do trabalho realizado pelo seu orientando.

( ) Crítica de Classificação Crítica da Fonte: Nesta etapa o historiador, seguindo uma metodologia, começa a reunir e classificar os documentos que deverão ser usados na pesquisa.

( ) Crítica de Procedência: Destaca a importância de verificar a origem do documento.

( ) A Crítica de Erudição e os Eruditos: Se caracteriza pela crítica que o historiador realiza a partir do trabalho realizado nas etapas anteriores.

( ) Crítica de Restauração: Consiste em analisar eventuais modificações e se o texto é original.

 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais