Buscar

“Trabalhar com a população teórica (todos os elementos, casos, eventos, objetos, indivíduos, agregáveis e sobre os quais queremos generalizar) é qu...

“Trabalhar com a população teórica (todos os elementos, casos, eventos, objetos, indivíduos, agregáveis e sobre os quais queremos generalizar) é quase impossível em investigação por isso se recorre a grupos mais restritos (população acessível, população de estudo), dos quais vamos determinar a amostra (subconjunto da população que vai ser usado no estudo para, seja representativa da população). Em ciências da saúde e de enfermagem, é muito difícil (e em algumas situações impossível) aceder a populações, sendo mais fácil usar uma amostra, a qual pode ser representativa da população (se for utilizado algum tipo de amostragem probabilística) ou pode não representar convenientemente as características da população (se for utilizado uma amostragem não probabilística)”.


Considerando a passagem de texto e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da aula 3, tema 1 – População e amostra: técnicas de amostragem da população, de Bioestatística sobre população e Amostra: Técnicas de amostragem da população, analise as assertivas a seguir e marque V para as asserções verdadeiras e F para as asserções falsas.


I. (   ) A utilização de estimativa não probabilística justifica-se pela sua simplicidade, impossibilidade de estimativa probabilística, por envolver uma população pequena ou quando o estudo não exige representatividade.

II. (   ) Em comparação com outros processos probabilísticos, a evidência baseada em cotas não apresenta o menor rigor.

III. (   ) O termo "amostragem por julgamento" ou "amostragem intencional" refere-se a um método onde o pesquisador seleciona os sujeitos que irão julgar tais amostras representativas da população.

IV. (   ) A amostragem por bola de neve começa com o pesquisador localizando elementos-chave dentro de amostras direcionadas, sujeitos com o perfil necessário para a pesquisa.


Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

A - V – F – V – F

B - V – F – V – V

C - F – V – V – F

D - V – V – F – F

E - F – V – F – F


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E - F - V - F - F. I. (F) A utilização de estimativa não probabilística não se justifica pela sua simplicidade, mas sim pela impossibilidade de estimativa probabilística, por envolver uma população pequena ou quando o estudo não exige representatividade. II. (V) Em comparação com outros processos probabilísticos, a evidência baseada em cotas não apresenta o menor rigor. III. (F) O termo "amostragem por julgamento" ou "amostragem intencional" refere-se a um método onde o pesquisador seleciona os sujeitos que irão compor a amostra, não julgar tais amostras representativas da população. IV. (F) A amostragem por bola de neve começa com o pesquisador localizando elementos-chave dentro de amostras direcionadas, sujeitos com o perfil necessário para a pesquisa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Outros materiais