Buscar

Questão 3 “Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rot...

Questão 3
“Com 317 anos, o distrito de Bento Rodrigues, na cidade mineira de Mariana, tinha história. O vilarejo de 600 habitantes fez parte da rota da Estrada Real no século XVII e abrigava igrejas e monumentos de relevância cultural. Em 5 de novembro, em apenas onze minutos, um tsunami de 62 milhões de metros cúbicos de lama aniquilou Bento Rodrigues. [...]. A onda devastou outros sete distritos de Mariana e contaminou os rios Gualaxo do Norte, do Carmo e Doce. Moradores de cidades em Minas e no Espírito Santo tiveram a rotina afetada por interrupções no abastecimento de água. [...]. O que causou a tragédia foi o rompimento de duas barragens no complexo de Alegria, da mineradora Samarco. As barragens continham rejeito, o resíduo não tóxico resultante da mineração de ferro. [...].” O auxílio necessário a reconstrução das vidas e da comunidade que foram modificadas por um desastre, como em Mariana, deve reunir os mais diversos tipos de serviço cujas atividades desenvolvidas integram a possibilidade da população atingida retomar o cotidiano. Considerando esta colocação sobre a tragédia de Mariana, é possível concluir que:

I. a comunidade de Mariana necessita de respostas rápidas, humanas e globalizadas.
II. para o bom atendimento as vítimas os profissionais, voluntários e gestores que atuaram em Mariana devem formar uma equipe multidisciplinar.
III. para o bom atendimento as vítimas os profissionais, voluntários e gestores que atuar de forma autônoma para atingir resultados mais rapidamente.
IV. a população de Mariana é pacata, humilde e muito religiosa. Por isso, um fator positivo no enfrentamento de perdas, do estresse e do trauma decorrentes do desastre é conformar-se com o ocorrido.
Sobre a tragédia de Mariana assinale a alternativa correta:


a. Apenas I e II estão corretas.
b. Apenas I e IV estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas II e IV estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

61 pág.

Teorias e Técnicas Psicoterápicas Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Apenas I e II estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais