Buscar

É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 ...

É correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto de construções jurisprudenciais? Discorra a respeito, identificando na Constituição de 1988 os artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789.

Sim, as construções jurisprudências, por si só, não eram suficientes para construir o direito administrativo. Devemos considerar também os pareceres e opiniões consultivos como formadores da doutrina administrativista e, por consequência, na construção das legislações administrativas.

Essa pergunta também está no material:

Caso 1
1 pág.

Direito Administrativo I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Não é correto afirmar que o Direito Administrativo é fruto apenas de construções jurisprudenciais. Embora a jurisprudência tenha um papel importante na construção do Direito Administrativo, ele é formado por diversas fontes, como a Constituição Federal, leis, decretos, regulamentos, doutrina e jurisprudência. Na Constituição Federal de 1988, podemos identificar diversos artigos que refletem o pensamento dos principais articuladores da Revolução Francesa de 1789, como a busca pela liberdade, igualdade e fraternidade. Dentre eles, podemos citar o artigo 37, que estabelece os princípios da administração pública, como a legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Além disso, a Constituição também prevê a existência de diversos órgãos e entidades da administração pública, como os ministérios, autarquias, empresas públicas e sociedades de economia mista. Portanto, o Direito Administrativo é formado por diversas fontes, sendo a jurisprudência apenas uma delas. A Constituição Federal de 1988 é uma das principais fontes do Direito Administrativo, refletindo os ideais da Revolução Francesa de 1789.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais