Buscar

13. Quanto aos atos administrativos, é correto afirmar que: A anulação dos atos administrativos é cabível quando, a despeito de sua legalidade, ta...

13. Quanto aos atos administrativos, é correto afirmar que:

A anulação dos atos administrativos é cabível quando, a despeito de sua legalidade, tais atos não sejam mais de interesse público.
O objeto é um dos elementos de validade do ato administrativo e corresponde às razões de fato e de direito que autorizam a prática do ato.
Uma das espécies de ato administrativo denomina-se ordinatórios e abrangem os atos que dependem de requerimento por parte do cidadão.
Um dos atributos do ato administrativo é a imperatividade, característica pela qual certos atos impõem-se mesmo contra a vontade de seus destinatários.
a) A
b) B
c) C
d) D

Essa pergunta também está no material:

NEXO-REVISÃOTURBO-D ADMINISTRATIVO
5 pág.

Direito Administrativo II EngenhariasEngenharias

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A anulação dos atos administrativos é cabível quando, a despeito de sua legalidade, tais atos não sejam mais de interesse público." A anulação de um ato administrativo é uma forma de extinção do ato, que ocorre quando o ato é ilegal ou quando não atende mais ao interesse público. A legalidade é um dos requisitos de validade do ato administrativo, juntamente com a finalidade, a forma, a motivo e a competência. O objeto não é um elemento de validade, mas sim um elemento do ato administrativo que se refere ao seu conteúdo. Os atos ordinatórios são aqueles que não dependem de requerimento do cidadão, mas sim da iniciativa da própria administração pública. A imperatividade é um dos atributos do ato administrativo, que se refere à sua capacidade de impor obrigações ou restrições aos destinatários, mesmo contra a vontade destes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais