Buscar

Segundo a norma brasileira ABNT NBR 10004:2004, os resíduos sólidos podem ser classificados em relação à sua periculosidade (riscos potenciais à sa...

Segundo a norma brasileira ABNT NBR 10004:2004, os resíduos sólidos podem ser classificados em relação à sua periculosidade (riscos potenciais à saúde e ao ambiente). Essa classificação orienta os serviços e a população em relação ao correto manejo dos resíduos. Nesse sentido, como são considerados os resíduos hospitalares?

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Os resíduos hospitalares são considerados resíduos perigosos, de acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004. Essa classificação se deve ao fato de que esses resíduos podem apresentar riscos biológicos, químicos e/ou radiológicos à saúde pública e ao meio ambiente, caso não sejam manejados corretamente. Por isso, é importante que os resíduos hospitalares sejam segregados, acondicionados, coletados, transportados e destinados de forma adequada, seguindo as normas e legislações específicas.

0
Dislike0
User badge image

welton Lopes

Os resíduos hospitalares são considerados Classe I, alternativa B, de acordo com a norma ABNT NBR 10004:2004. Essa classificação indica que esses resíduos são perigosos devido aos riscos potenciais à saúde e ao ambiente que apresentam, exigindo tratamento e disposição adequados. É fundamental seguir essa classificação para garantir a segurança e a proteção ambiental.

Classificação de Resíduos Hospitalares na Norma ABNT

A ABNT NBR 10004:2004 é a norma brasileira que estabelece diretrizes para a classificação dos resíduos sólidos de acordo com sua periculosidade e outros critérios.

Os resíduos hospitalares, também conhecidos como resíduos de serviços de saúde (RSS), são gerados em estabelecimentos de saúde, como hospitais e clínicas, e frequentemente contêm agentes infecciosos, produtos químicos perigosos, materiais cortantes, entre outros.

Devido à natureza perigosa desses resíduos, eles são classificados como Classe I, o que significa que requerem tratamento e disposição adequados para evitar riscos à saúde humana e ao meio ambiente.

A correta classificação dos resíduos hospitalares é fundamental para garantir a segurança de trabalhadores, pacientes e do público em geral, bem como para evitar contaminação ambiental e disseminação de doenças.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais