Buscar

"O conceito de sociedade apresenta inúmeras controvérsias devido ao seu amplo aspecto. O vocábulo pode ser utilizado de diversas formas e com vário...

"O conceito de sociedade apresenta inúmeras controvérsias devido ao seu amplo aspecto. O vocábulo pode ser utilizado de diversas formas e com vários sentidos, tais como o de nação e o de grupo social. Em termos gerais podemos definir sociedade como um grupo de pessoas que interagem entre si. Deste conceito podemos deduzir três características da sociedade: a multiplicidade de pessoas, a interação entre elas e a previsão de comportamento. Para a formação da sociedade não basta que existam várias pessoas reunidas, uma aglomeração de indivíduos, mas que elas interajam, que desenvolvam ações conjuntas, que tenham reações aos comportamentos uns dos outros, que desenvolvam diálogos sociais. Ela se faz por um amplo relacionamento humano. Dessa interação é possível prever comportamentos, situações e condutas que poderão se manifestar no seio do grupo, sejam elas lícitas ou ilícitas. A faixa de atuação do Direito é regrar a conduta social, visando à ordem e o bem comum. Por este motivo, ele irá disciplinar apenas os fatos sociais mais relevantes para o convívio social. Ele irá disciplinar, principalmente, as relações de conflitos e, quanto às relações de cooperação e competição, somente onde houver situação potencialmente conflituosa".

  

Nesse contexto, analise as seguintes afirmativas:

 

I – O convívio social, portanto, é inerente ao ser humano, que passou, então, a organizar-se nas formas mais diversas de sociedade. Tal organização deu-se por meio de regras de conduta, de maior ou menor complexidade, que visavam a disciplinar a forma de agir de seus membros, bem como a punir eventuais transgressões.

II – A causa da correlação existente entre direito e sociedade está na função que o direito exerce na sociedade: a função mantenedora, isto é, de manter os interesses que se manifestam na vida social, de modo a organizar a cooperação entre pessoas e compor os conflitos que se verificarem entre seus membros.

III – É correto dizer, que onde está o homem, está a sociedade e, onde está a sociedade, está o Direito.

IV – A convivência entre membros de determinada sociedade quase sempre é pacífica e condizente com as regras estabelecidas pelo grupo, sendo pouco natural a existência de “conflitos de interesses.

É correto apenas o que se afirma em:

  • I e II, apenas.
  • I e III, apenas.
  • I, II e III, apenas.
  • III e IV, apenas.
  • I, II e IV, apenas.