Buscar

b) Qual é a distinção entre coisa julgada e preclusão? A coisa julgada diz respeito à impossibilidade de se modificar a decisão em que já se consi...

b) Qual é a distinção entre coisa julgada e preclusão?

A coisa julgada diz respeito à impossibilidade de se modificar a decisão em que já se considera o trânsito em julgado, sendo obstado qualquer interposição de novo recurso.
A preclusão dá-se quando se deixa de praticar determinado ato subjetivo que cabia à parte interessada, sendo este concedido de forma temporal ou por mandamento de lei.
Caso a parte não exerça o direito subjetivo que possui, resta-se precluso a oportunidade, não cabendo, deste modo, nova chance para efetuar o ato perdido.
a) I e II estão corretas.
b) II e III estão corretas.
c) I e III estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Aula 13
2 pág.

Direito Processual Civil II Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A distinção entre coisa julgada e preclusão é que a coisa julgada ocorre quando não é mais possível modificar uma decisão judicial, após o trânsito em julgado, enquanto a preclusão ocorre quando uma parte deixa de praticar um ato processual que lhe cabia, perdendo a oportunidade de fazê-lo posteriormente. Portanto, a alternativa correta é a letra c) I e III estão corretas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais