Buscar

O exame da eficácia horizontal dos direitos fundamentais é tema fundamental no constitucionalismo contemporâneo, na medida em que consolida a abert...

O exame da eficácia horizontal dos direitos fundamentais é tema fundamental no constitucionalismo contemporâneo, na medida em que consolida a abertura do catálogo de direitos fundamentais e sua incidência nas relações jurídicas privadas. Assim sendo, assinale a alternativa correta:


a) Os direitos fundamentais devem sempre ter aplicação indireta nas relações estabelecidas entre particulares.
b) A jurisprudência do STF não aceita a assim chamada eficácia horizontal dos direitos fundamentais.
c) A aplicação de direitos fundamentais nas relações privadas é um fator limitador da autonomia da vontade, princípio elementar do Direito Civil.
d) A Constituição de 1988 expressamente prevê a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais às relações entre particulares.

Essa pergunta também está no material:

caso 13
2 pág.

Constitucional Avançado Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) A Constituição de 1988 expressamente prevê a possibilidade de aplicação dos direitos fundamentais às relações entre particulares. A eficácia horizontal dos direitos fundamentais é um tema importante no constitucionalismo contemporâneo, pois permite que os direitos fundamentais sejam aplicados não apenas nas relações entre o Estado e os indivíduos, mas também nas relações entre particulares. Isso significa que os direitos fundamentais podem ser invocados em disputas entre particulares, como em casos de discriminação ou violação de direitos trabalhistas, por exemplo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais