Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Ribeiro (S/d), “em junho de 2019, em um julgamento histórico, na Ação Direta de Inconstitucionalidade por Omissão (ADO) nº 26, de relatoria do ministro Celso de Mello, o STF, por oito votos a três, decidiu em favor da criminalização da LGBTFOBIA, reconhecendo, assim, a prática da conduta contra pessoas LGBT+ como crime de racismo até o Congresso Nacional elaborar legislação específica sobre o tema.” A partir da criminalização da homofobia, assinale a alternativa CORRETA:


A Direitos relativos à orientação sexual e à identidade de gênero não são reconhecidos como essenciais para a dignidade e humanidade da pessoa humana.
B O crime de LGBTfobia é crime considerado leve sob pena de pagamento de fiança, assim como o crime de racismo.
C Quem ofender, discriminar, agredir, ou tiver qualquer conduta agressiva embora com pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transgêneros poderá ser legalmente condenado em um a três anos de prisão.
D Todos os humanos tem direitos iguais, portanto, seria injusto leis específicas para a comunidade LGBTQIAP+.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação à criminalização da LGBTfobia e ao contexto legal: A) Direitos relativos à orientação sexual e à identidade de gênero não são reconhecidos como essenciais para a dignidade e humanidade da pessoa humana. - Esta afirmação é incorreta, pois os direitos relacionados à orientação sexual e identidade de gênero são reconhecidos como fundamentais para a dignidade humana. B) O crime de LGBTfobia é crime considerado leve sob pena de pagamento de fiança, assim como o crime de racismo. - Esta afirmação é falsa, pois a LGBTfobia é tratada com a mesma seriedade que o racismo, e não é considerada um crime leve. C) Quem ofender, discriminar, agredir, ou tiver qualquer conduta agressiva com pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transgêneros poderá ser legalmente condenado em um a três anos de prisão. - Esta afirmação está correta, pois a decisão do STF reconheceu a LGBTfobia como crime e prevê penas de reclusão. D) Todos os humanos têm direitos iguais, portanto, seria injusto leis específicas para a comunidade LGBTQIAP+. - Embora todos tenham direitos iguais, a criação de leis específicas visa proteger grupos que historicamente enfrentam discriminação e violência, portanto, essa afirmação é simplista e não reflete a necessidade de proteção. Diante da análise, a alternativa correta é: C) Quem ofender, discriminar, agredir, ou tiver qualquer conduta agressiva com pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transgêneros poderá ser legalmente condenado em um a três anos de prisão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: "Quem ofender, discriminar, agredir, ou tiver qualquer conduta agressiva embora com pessoas gays, lésbicas, bissexuais, travestis ou transgêneros poderá ser legalmente condenado em um a três anos de prisão." Com a decisão do STF, a homofobia passou a ser considerada crime de racismo até que o Congresso Nacional elabore uma legislação específica sobre o tema. Portanto, quem praticar a conduta contra pessoas LGBT+ poderá ser legalmente condenado em um a três anos de prisão.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Com base nos sete motivos para debater sobre gênero, sexualidade e identidade de gênero, assinale a alternativa CORRETA:

I- Discutir temas relacionados à violência deve ser mantido fora das mídias sociais para não sugerir ideias para as pessoas.
II- O Brasil é um país livre do machismo estruturado.
III- O medo de violência não é um fator de evasão escolar de crianças e adolescentes que enfrentam essa realidade.
IV- É fundamental para que as vítimas possam ser ouvidas e leis possam ser criadas para proteção dos grupos atingidos.
A I e IV estão corretas.
B I, II e III estão corretas.
C Somente a IV está correta.
D A afirmativa III está correta.

Na contemporaneidade, as sociedades democráticas dos países mais desenvolvidos, o sentido, o estímulo, a prática, a defesa da promoção dos direitos humanos estão agrupadas à vida política no amplo deleite do exercício da cidadania, em que já se deparam agregados aos valores de um povo, de uma nação, de uma região. Sobre a realidade brasileira, analise as seguintes afirmativas: I- Superlotação como sistema prisional sobrecarregado. II- Evasão escolar e aumento da pobreza. III- Racismo e tolerância ao discurso de ódio. IV- Violência policial e corrupção. Assinale a alternativa CORRETA:

I- Superlotação como sistema prisional sobrecarregado.
II- Evasão escolar e aumento da pobreza.
III- Racismo e tolerância ao discurso de ódio.
IV- Violência policial e corrupção.
A Todas as alternativas estão corretas.
B As afirmativas I e II estão corretas.
C Somente a alternativa III está correta.
D A afirmativa III está correta.

Ampliamos nosso olhar sobre a diversidade como condição humana, e a importância da Constituição Federal (1988) como garantia a direitos fundamentais para a preservação da vida com dignidade, como exemplo: o acesso a saúde, educação, moradia, saneamento básico, segurança entre outros direitos fundamentais. No entanto, sabemos que, infelizmente, muitas pessoas não tem acesso aos direitos básicos previstos por Lei na Constituição Federal (1988). Com base na reflexão acima, analise as seguintes afirmativas: I- O Estado é falho e a corrupção retira recursos fundamentais de comunidades mais vulneráveis socioeconomicamente. II- A garantia dos direitos essenciais nem sempre chegam a partes da população, onde ainda há pessoas em condições diversificadas de vulnerabilidade social como: mais pobres economicamente, regional, de idade, gênero, etnia, deficiência, comunidade LGBTQIAP+, entre outros. III- Quanto maior a desigualdade social menor o índice de desenvolvimento socioeconômico e cultural, maior a incidência de violência e pobreza no país. IV- A Constituição Federal (1988) é um texto perfeito e todas as diretrizes e bases são seguidas igualmente para todos. Assinale a alternativa CORRETA:

I- O Estado é falho e a corrupção retira recursos fundamentais de comunidades mais vulneráveis socioeconomicamente.
II- A garantia dos direitos essenciais nem sempre chegam a partes da população, onde ainda há pessoas em condições diversificadas de vulnerabilidade social como: mais pobres economicamente, regional, de idade, gênero, etnia, deficiência, comunidade LGBTQIAP+, entre outros.
III- Quanto maior a desigualdade social menor o índice de desenvolvimento socioeconômico e cultural, maior a incidência de violência e pobreza no país.
IV- A Constituição Federal (1988) é um texto perfeito e todas as diretrizes e bases são seguidas igualmente para todos.
A As afirmativas III e I estão corretas.
B As afirmativas I, II e III estão corretas.
C Somente a afirmativa IV está correta.
D As afirmativas I e IV estão corretas.

Pensando na escola como ambiente estratégico de transformações, articulações e receptora de diversidade cultural. Sobre aos benefícios e valores que o ambiente escolar proporciona e agrega na temática diversidade, classifique V para as sentenças verdadeira se F para as falsas:

( ) O ambiente escolar é facilitador na construção de identidades, conformações de relações sociais ou distinções.
( ) O ambiente escolar proporciona lugar de debate para a construção de diálogos de respeito, questionando questões de ideologia de gênero como o machismo estrutural.
( ) O ambiente escolar proporciona reflexões acerca das diferenças culturais diversas, consequentemente reduzindo as condutas e discursos discriminatórios assim como estereotipias, racismo e homo e transfobia.
( ) O ambiente escolar em conjunto com o educador/docente são agentes protagonistas de transformação social.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

O ambiente escolar é facilitador na construção de identidades, conformações de relações sociais ou distinções.
O ambiente escolar proporciona lugar de debate para a construção de diálogos de respeito, questionando questões de ideologia de gênero como o machismo estrutural.
O ambiente escolar proporciona reflexões acerca das diferenças culturais diversas, consequentemente reduzindo as condutas e discursos discriminatórios assim como estereotipias, racismo e homo e transfobia.
O ambiente escolar em conjunto com o educador/docente são agentes protagonistas de transformação social.
A V – V – V – F.
B V – F – V – V.
C V – V – F – V.
D V – V – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina