Buscar

Apaguei todas as luzes, e não foi por economia; foi porque me deram uma lanterna de bolso, e tive a ideia de fazer a experiência de luz errante. A ...

Apaguei todas as luzes, e não foi por economia; foi porque me deram uma lanterna de bolso, e tive a ideia de fazer a experiência de luz errante. A casa, com seus corredores, portas, móveis e ângulos que recebiam iluminação plena, passou a ser um lugar estranho, variável, em que só se viam seções de paredes e objetos, nunca a totalidade. E as seções giravam, desapareciam, transformavam- se. Isso me encantou. Eu descobria outra casa dentro da casa. A lanterna passava pelas coisas com uma fantasia criativa e destrutiva que subvertia o real. Mas que é o real, senão o acaso da iluminação? Apurei que as coisas não existem por si, mas pela claridade que as modela e projeta em nossa percepção visual. E que a luz é Deus. A partir daí entronizei minha lanterninha em pequeno nicho colocado na estante, e dispensei-me de ler os tratados que me perturbavam a consciência. Todas as noites retiro-a de lá e mergulho no divino. Até que um dia me canse e tenha de inventar outra divindade. (ANDRADE, Carlos)

O texto fala sobre a experiência de luz errante com uma lanterna de bolso.
A iluminação plena da casa fazia com que se visse a totalidade dos objetos.
A lanterna subvertia o real e fazia com que o autor descobrisse outra casa dentro da casa.
O autor entronizou a lanterna em um pequeno nicho na estante e passou a ler tratados que perturbavam sua consciência.
O autor acredita que as coisas não existem por si, mas pela claridade que as modela e projeta em nossa percepção visual.
a) I, II e IV.
b) II, III e V.
c) I, III e V.
d) II, IV e V.
e) I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Língua Portuguesa - 200 Questões Com respostas
312 pág.

Português Universidade Cidade de São PauloUniversidade Cidade de São Paulo

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I, III e V". I - O texto fala sobre a experiência de luz errante com uma lanterna de bolso. III - O autor entronizou a lanterna em um pequeno nicho na estante e passou a ler tratados que perturbavam sua consciência. V - O autor acredita que as coisas não existem por si, mas pela claridade que as modela e projeta em nossa percepção visual.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina