Buscar

A auditoria tem tido destaque diante do processo de trabalho em saúde. A nova saúde pública desenhada no País atualmente incorpora a auditoria como...

A auditoria tem tido destaque diante do processo de trabalho em saúde. A nova saúde pública desenhada no País atualmente incorpora a auditoria como macrofunção e isso tem sido defendido nas bases normativas de apoio à gestão em saúde. Dessa forma, tem possibilitado a formação e desenvolvimento de profissionais com olhar crítico diferenciado quando se trata de gestão, seja na esfera federal, estadual ou municipal (CARVALHO, 2010).TAJRA, F. S.; LIRA, G. V.; RODRIGUES, A. B.; GUIRÃO JUNIOR, L. Análise da produção em auditoria e saúde pública a partir da base de dados da Biblioteca Virtual da Saúde. Saúde Debate, v. 38, n. 100, p. 157-169, 2014. Auditoria é o processo sistemático, documentado e independente de se avaliar objetivamente uma situação ou condição para determinar a extensão na qual critérios são atendidos, obter evidências quanto a esse atendimento e relatar os resultados dessa avaliação a um destinatário predeterminado. Com base no texto apresentado, sobre a forma de execução, a auditoria pode ser classificada em: Analítica e operativa. Não faz parte do campo da saúde pública: Planejamento estratégico e gestão democrática em saúde. Para Maximiano (2004, p. 123), “o processo de controle é o complemento dos processos de planejamento e execução”. Ele está ligado à consecução de objetivos; para isto, seu processo deve informar quais objetivos devem ser atingidos, apresentar seu desempenho em comparação com esses objetivos e o que deve ser feito para assegurar a realização desses objetivos. Controlar, em essência, é um processo de tomar decisões e tem por finalidade manter um sistema na direção desse objetivo, com base em informações contínuas sobre as atividades do próprio sistema e sobre o objetivo (padrão de controle).STRUETT, Mirian Aparecida Micarelli. Administração Voltada à Gestão Pública. Maringá: Unicesumar, 2018. Em se tratando de controle, analise as assertivas a seguir: I - Controle Estratégico tem como foco a área gerencial, por exemplo, jurídico e finanças, e produzem informações especializadas que possibilitam a tomada de decisão para cada área. II - Controle Operacional tem como foco as atividades e o consumo de recursos em qualquer área funcional, sendo os cronogramas e orçamentos as principais ferramentas de planejamento e controle.III - Controle Estratégico tem como finalidade acompanhar e avaliar o desempenho da organização na realização de sua missão, e acompanhar os fatores externos que influenciam a organização.IV - Controles Administrativos tem como finalidade produzir informações de análise interna (pontos fortes e fracos) e externa (ameaças e oportunidades). É correto o que se afirma em:

I - Controle Estratégico tem como foco a área gerencial, por exemplo, jurídico e finanças, e produzem informações especializadas que possibilitam a tomada de decisão para cada área.
II - Controle Operacional tem como foco as atividades e o consumo de recursos em qualquer área funcional, sendo os cronogramas e orçamentos as principais ferramentas de planejamento e controle.
III - Controle Estratégico tem como finalidade acompanhar e avaliar o desempenho da organização na realização de sua missão, e acompanhar os fatores externos que influenciam a organização.
IV - Controles Administrativos tem como finalidade produzir informações de análise interna (pontos fortes e fracos) e externa (ameaças e oportunidades).
a) I, II, III e IV.
b) I e II.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e IV.

Essa pergunta também está no material:

Curso AUDITORIA EM SAÚDE
4 pág.

Auditoria em Servicos de Saude Faculdade DescomplicaFaculdade Descomplica

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I, II, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais