Buscar

What element in the fragments below, preceded by the preposition 'de', functions as an adnominal adjunct and not as a nominal complement? “É o espa...

What element in the fragments below, preceded by the preposition 'de', functions as an adnominal adjunct and not as a nominal complement?
“É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado. O tom de voz nem sempre é o mesmo usado no ‘morro’,...”
“...(quem mora lá no morro já vive pertinho do céu).”
“Há pontos em comum entre as duas versões. A percepção de uma cidade cindida em dois é a coincidência mais evidente,...”
“É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado.”
“...as palavras e os gestos são medidos para que traduzam um código distinto do que é utilizado na favela.”


a) “É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado.”
b) “...(quem mora lá no morro já vive pertinho do céu).”
c) “Há pontos em comum entre as duas versões. A percepção de uma cidade cindida em dois é a coincidência mais evidente,...”
d) “...as palavras e os gestos são medidos para que traduzam um código distinto do que é utilizado na favela.”
e) “É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado. O tom de voz nem sempre é o mesmo usado no ‘morro’,...”

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "a" - “É o espaço por onde circula, anônimo, e com o cuidado de não ser reconhecido como favelado.”. O termo "anônimo" é um adjunto adnominal, pois se refere ao substantivo "espaço" e acrescenta uma informação sobre ele, sem ser essencial para a compreensão do sentido da frase. Já os termos presentes nas outras alternativas são complementos nominais, pois são essenciais para a compreensão do sentido dos substantivos que complementam.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais