Leia o excerto de texto:
“Em 750, a guerra civil no califado omíada deu origem à Revolução Abássida, que reivindicava a legitimidade do califa. Este, ao contrário dos outros líderes, não era escolhido pela opinião popular ou por chefes comunitários respeitados”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SARDE NETO, Emilio. Islamismo: História, Cultura e Geopolítica. Curitiba: InterSaberes, 2020. p.79.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Islamismo: História, Cultura e Geopolítica, sobre os abássidas, assinale a alternativa correta:
AOs abássidas eram descendentes de AI-Andalus. Tinha parentesco com o profeta Maomé o que dava legitimidade ao governo.
BEntre os líderes do movimento estava um descendente do profeta Maomé, Aboul Abbas, que transferindo a capital do império para Medina, onde é a atual Bagdá.
CO califado de Harun al-Rashid, que governou de 786 a 809, marcou o início da decadência islâmica, em seu governo houve rebeliões nacionalistas que o levaram a dividir o califado.
DOs abássidas eram descendentes de Abas ibne Abdal Mutalibe, tio do profeta, o que deu legitimidade ao governo. O governo da dinastia abássida durou de 750 a 945.
EOs abássidas eram descendentes dos beduínos, tribos nômades especializadas na guerra. Assim conseguiram impor sua dinastia.
Ed
há 8 meses
A alternativa correta é: D - "Os abássidas eram descendentes de Abas ibne Abdal Mutalibe, tio do profeta, o que deu legitimidade ao governo. O governo da dinastia abássida durou de 750 a 945." Essa opção destaca a relação de parentesco que conferia legitimidade aos abássidas, além de mencionar o período de duração da dinastia.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A alternativa correta é a letra D: "Os abássidas eram descendentes de Abas ibne Abdal Mutalibe, tio do profeta, o que deu legitimidade ao governo. O governo da dinastia abássida durou de 750 a 945."