Buscar

54. UFMT Uma esfera homogênea, feita com um material flexível mais denso que a água, é utilizada por um cientista para estudar as correntes marinha...

54. UFMT Uma esfera homogênea, feita com um material flexível mais denso que a água, é utilizada por um cientista para estudar as correntes marinhas. Ao jogar uma dessas esferas no mar, o cientista observa que ela inicialmente afunda, mas depois a sua profundidade varia de acordo com o gráfico. Em relação ao movimento da esfera, analise as afirmacoes.
( ) O movimento somente pode ser compreendido se a força resultante que atua sobre a esfera não for constante em relação ao tempo.
( ) À proporção que a esfera afunda, aumenta a pressão exercida pela própria água do mar. Em consequência a esfera fica achatada, pois a pressão atua de cima para baixo.
( ) À proporção que a esfera afunda, o aumento de pressão provoca a diminuição do volume da esfera, diminuindo, consequentemente, a força de empuxo. Dessa forma, a esfera passa a afundar cada vez mais rápido. Trata-se de um movimento não uniforme.
( ) De acordo com o gráfico, entre 2 e 3 minutos, a esfera afunda.
( ) Quanto maior for a massa da esfera, maior deve ser a influência dos efeitos perturbatórios.

( ) Verdadeira.
( ) Verdadeira.
( ) Verdadeira.
( ) Verdadeira.
( ) Falsa.
31
01 + 02 + 04 + 08 = 15
01 + 02 + 04 + 08 + 16 = 31
02 + 04 + 08 + 16 = 30
02 + 04 + 08 = 14

Essa pergunta também está no material:

Banco de questões Física - Ensino Médio
337 pág.

Física Universidade Federal do Rio Grande do NorteUniversidade Federal do Rio Grande do Norte

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As afirmativas verdadeiras são: - O movimento somente pode ser compreendido se a força resultante que atua sobre a esfera não for constante em relação ao tempo. - À proporção que a esfera afunda, aumenta a pressão exercida pela própria água do mar. Em consequência a esfera fica achatada, pois a pressão atua de cima para baixo. - À proporção que a esfera afunda, o aumento de pressão provoca a diminuição do volume da esfera, diminuindo, consequentemente, a força de empuxo. Dessa forma, a esfera passa a afundar cada vez mais rápido. Trata-se de um movimento não uniforme. - De acordo com o gráfico, entre 2 e 3 minutos, a esfera afunda. A afirmativa falsa é: - Quanto maior for a massa da esfera, maior deve ser a influência dos efeitos perturbatórios. (Falsa)

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais