Buscar

Leia o trecho a seguir: “Método empírico – fruto da modelagem estatística da evolução de parâmetros físicos observados nos pavimentos em serviço. M...

Leia o trecho a seguir: “Método empírico – fruto da modelagem estatística da evolução de parâmetros físicos observados nos pavimentos em serviço. Método semiempírico – fruto da extrapolação de resultados empíricos com base em uma teoria analítica consistente. Método empírico-mecanicista – fruto da calibração de modelos teóricos com dados experimentais obtidos em campo e em laboratório.” Fonte: BALBO, J. T.; Pavimentação asfáltica: materiais, projeto e restauração. São Paulo: Oficina de Textos, 2007. p. 377. Considerando o conteúdo estudado sobre métodos de dimensionamento de pavimentos, analise as afirmativas a seguir: I. O método desenvolvido para dimensionamento de pavimentos flexíveis em 1929 pela CDH (California Division of Highways) pode ser considerado um método empírico-mecanicista. II. O dimensionamento do pavimento pelo Método da AASHTO toma como elementos de referência o Módulo de Deformação Resiliente obtido em laboratório e o Módulo de Elasticidade Efetivo obtido “in situ”. III. A Viga de Benkelman é um equipamento utilizado para medição de deformações classificadas como quase estáticas. IV. O Método AASHTO desenvolvido na década de 1990 e atualizado em 2002 é fundamentalmente empírico. Está correto apenas o que se afirma em:

I. O método desenvolvido para dimensionamento de pavimentos flexíveis em 1929 pela CDH (California Division of Highways) pode ser considerado um método empírico-mecanicista.
II. O dimensionamento do pavimento pelo Método da AASHTO toma como elementos de referência o Módulo de Deformação Resiliente obtido em laboratório e o Módulo de Elasticidade Efetivo obtido “in situ”.
III. A Viga de Benkelman é um equipamento utilizado para medição de deformações classificadas como quase estáticas.
IV. O Método AASHTO desenvolvido na década de 1990 e atualizado em 2002 é fundamentalmente empírico.
a) II e III.
b) I, II e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) I, III e IV.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação On-Line 03 (AOL 03) - Projeto de Estradas
4 pág.

Projetos de Estradas Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "d) I e IV". Justificativa: I. O método desenvolvido para dimensionamento de pavimentos flexíveis em 1929 pela CDH (California Division of Highways) pode ser considerado um método empírico-mecanicista. (Correta) II. O dimensionamento do pavimento pelo Método da AASHTO toma como elementos de referência o Módulo de Deformação Resiliente obtido em laboratório e o Módulo de Elasticidade Efetivo obtido “in situ”. (Incorreta) III. A Viga de Benkelman é um equipamento utilizado para medição de deformações classificadas como quase estáticas. (Incorreta) IV. O Método AASHTO desenvolvido na década de 1990 e atualizado em 2002 é fundamentalmente empírico. (Correta) Portanto, apenas as afirmativas I e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais