Buscar

HSN002 – Mecânica dos Fluidos Faculdade de Engenharia Profª Maria Helena Rodrigues Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora 38 O regime de escoam...

HSN002 – Mecânica dos Fluidos Faculdade de Engenharia Profª Maria Helena Rodrigues Gomes Universidade Federal de Juiz de Fora 38 O regime de escoamento, seja ele laminar ou turbulento, depende das propriedades de cada escoamento em particular. Por exemplo: para escoamentos em condutos cilíndricos circulares, Reynolds determinou um valor que associa as grandezas diâmetro D, velocidade V e viscosidade cinemática  para o qual o fluido passa do escoamento laminar para o turbulento. Este valor é um parâmetro conhecido como número de Reynolds – Rey: Para: Rey > 2000 – o regime é considerado laminar 2000 4000 – o regime é considerado turbulento O diâmetro mostrado na equação (3.17) é considerado como dimensão característica com unidade de comprimento, do escoamento em dutos, porém, outros tipos de escoamento podem ter outras dimensões características do tipo comprimento, por exemplo, o escoamento sobre placas planas e, nesse caso, o parâmetro usado será o comprimento e assim o número de Reynolds para a ser indicado como(AZEVEDO NETTO, 1998):  VL yRe (3.18) 3.3.1 – Regime permanente e não permanente Um campo de velocidade é dependente do espaço e do tempo, e os escoamentos representados por um campo de velocidades apresentam também um comportamento espaço-temporal. De acordo com a dependência temporal, os escoamentos podem ser permanentes ou não permanentes (ROMA, 2003). a) Escoamento estável, estacionário ou permanente: As características do fluido (densidade, velocidade, pressão) para todos os pontos dele não variam com o tempo, ou seja, são constantes no tempo. No movimento permanente, a vazão é constante.
O que é o número de Reynolds?
Como é determinado o regime de escoamento em condutos cilíndricos circulares?
O que é o regime permanente de um escoamento?
O que é a vazão em um escoamento permanente?
O número de Reynolds é um parâmetro que associa as grandezas diâmetro, velocidade e viscosidade cinemática para o qual o fluido passa do escoamento laminar para o turbulento.
O regime de escoamento em condutos cilíndricos circulares é determinado pelo valor do número de Reynolds.
O regime permanente de um escoamento é aquele em que as características do fluido (densidade, velocidade, pressão) para todos os pontos dele não variam com o tempo.
A vazão em um escoamento permanente é constante.

Essa pergunta também está no material:

Apostila-de-Mecânica-dos-Fluidos-39
1 pág.

Física I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O número de Reynolds é um parâmetro que associa as grandezas diâmetro, velocidade e viscosidade cinemática para o qual o fluido passa do escoamento laminar para o turbulento. O regime de escoamento em condutos cilíndricos circulares é determinado pelo valor do número de Reynolds. O regime permanente de um escoamento é aquele em que as características do fluido (densidade, velocidade, pressão) para todos os pontos dele não variam com o tempo. A vazão em um escoamento permanente é constante.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais