Buscar

(FGV/2022 - Adaptada) Após as alterações do Art. 112 da Lei de Execução Penal (LEP), promovidas pela Lei nº 13.964/2019, criou-se uma lacuna jurídi...

(FGV/2022 - Adaptada) Após as alterações do Art. 112 da Lei de Execução Penal (LEP), promovidas pela Lei nº 13.964/2019, criou-se uma lacuna jurídica sobre a progressão de regime aos apenados reincidentes, condenados por crimes hediondo (ou outro a ele equiparado) e comum. Sobre o tema, é correto afirmar que:
a lei posta em vigor não se desliga da ¿mens legislatoris¿ e, atualmente, em hipótese de reincidência genérica em crime hediondo ou a ele equiparado, sem resultado morte, importa na exigência do cumprimento de 60% da pena para a obtenção da progressão de regime.
nas disposições sobre a execução das sanções criminais, o julgador deve recorrer à analogia ¿in bonam partem¿ para a integração normativa, observados, ainda, o princípio da legalidade e o da retroatividade da lei penal mais benéfica.
em que pese a restrição normativa contida no Art. 112, VII, da LEP, porquanto o legislador usou a palavra ¿reincidente¿, a exigência de 60% do cumprimento de pena pode ser corrigida pelo intérprete da norma, alcançando outros apenados.
não é possível a retroatividade do patamar estabelecido no Art. 112, V, da Lei nº 13.964/2019 (40%), àqueles apenados que, embora tenham cometido crime hediondo ou equiparado, sem resultado morte, não sejam reincidentes em delito de natureza semelhante.
tendo em vista a gravidade da conduta do reincidente em crime hediondo, a política criminal brasileira autoriza que, diante da lacuna, o tratamento seja mais gravoso, aplicando-se a progressão na razão de 70% da pena.
a) II and IV are correct.
b) II, III, and IV are correct.
c) I, III, and IV are correct.

Essa pergunta também está no material:

PROVA AV
5 pág.

Legislacao Penal Especial Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "b) II, III, e IV estão corretas". A primeira afirmativa está incorreta, pois a lei estabelece que o cumprimento de 60% da pena é exigido para a progressão de regime apenas para os apenados reincidentes em crime hediondo ou equiparado com resultado morte. A segunda afirmativa está correta, pois o julgador deve recorrer à analogia "in bonam partem" para a integração normativa, observando o princípio da legalidade e o da retroatividade da lei penal mais benéfica. A terceira afirmativa está correta, pois a exigência de 60% do cumprimento de pena pode ser corrigida pelo intérprete da norma, alcançando outros apenados. A quarta afirmativa está incorreta, pois a retroatividade do patamar estabelecido no Art. 112, V, da Lei nº 13.964/2019 (40%) é possível para aqueles apenados que, embora tenham cometido crime hediondo ou equiparado, sem resultado morte, não sejam reincidentes em delito de natureza semelhante. A quinta afirmativa está incorreta, pois a política criminal brasileira não autoriza que, diante da lacuna, o tratamento seja mais gravoso, aplicando-se a progressão na razão de 70% da pena.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais