Buscar

Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa conce...

Tipo de avaliação baseada nos ideais do educador brasileiro Paulo Freire e que não possui o caráter punitivo que caracteriza a avaliação numa concepção bancária e burocrática da escola. A avaliação dialógica, segundo o Instituto Paulo Freire, leva em conta que o funcionamento da escola democrática, a partir de uma estrutura colegiada, exige novas formas de avaliação. "Esta deverá ser necessariamente "dialógica", tanto interna quanto externamente. Internamente, pois, se ela pode estabelecer seus objetivos é ela que deve avaliar se está, ou não, atingindo-os. Externamente, isto é, nas relações que mantém com a comunidade, com a Delegacia de Ensino e com a Secretaria de Educação. A avaliação dialógica é transdisciplinar, isto é, considera o desenvolvimento e a aprendizagem dos alunos na pluralidade integrada das disciplinas do currículo escolar como um todo". Acerca de alguns passos que definem a perspectiva da avaliação dialógica, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:

I-Os passos a seguir são identificar o que será avaliado; negociar e estabelecer padrões; construção dos instrumentos avaliativos; procedimento da medida e da avaliação; análise dos resultados e tomada de decisão quanto aos passos.

PORQUE

II- Não há necessidade de estabelecer parâmetros para os objetos de avaliação, ou seja, os objetivos não são importantes nesse processo. Neste caso, somente os resultados é que norteiam a avaliação.
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.
As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.
As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação II - Individual - Didática e Metodologia do Ensino de Filosofia
6 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira". A avaliação dialógica, baseada nos ideais de Paulo Freire, é um processo que busca a participação ativa dos alunos e professores, levando em conta a pluralidade integrada das disciplinas do currículo escolar como um todo. Para isso, é necessário identificar o que será avaliado, negociar e estabelecer padrões, construir instrumentos avaliativos, proceder à medida e à avaliação, analisar os resultados e tomar decisões quanto aos passos. No entanto, a segunda asserção está incorreta, pois os objetivos são importantes nesse processo de avaliação dialógica. É necessário estabelecer parâmetros para os objetos de avaliação, pois eles são fundamentais para orientar o processo de avaliação e garantir que os resultados estejam alinhados com os objetivos educacionais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais