Buscar

A partir de suas leituras sobre a sociolinguística, você deve ter percebido que ela se constitui como um campo científico do estudo da língua, asso...

A partir de suas leituras sobre a sociolinguística, você deve ter percebido que ela se constitui como um campo científico do estudo da língua, associado à própria linguística. Para auxiliar na sua apropriação de conhecimento acerca dessa disciplina, montamos para você um roteiro de leitura, com o qual você poderá registrar suas inferências a partir das seguintes perguntas:
a) Por que houve a necessidade de iniciar uma nova escola de pensamento para os estudos linguísticos se o estruturalismo já marcava a linguística como ciência?

a) A linguística é a ciência responsável pelo estudo da linguagem humana. Seu reconhecimento como campo científico inicia, especialmente, com a publicação do livro “Curso de Linguística Geral”, em 1916, o qual aborda os principais pressupostos do estruturalismo fundado por Saussure. Saussure analisava exclusivamente os fatores internos da língua, como sua sintaxe e fonologia. Logo após essa publicação, Meillet, que já tinha sido aluno de Saussure, inicia, de modo independente, uma nova forma de pensar a língua, agora procurando incluir as influências sociais que levam a mudanças nos fatores internos da língua. Nesse sentido, houve a necessidade de iniciar uma nova escola de pensamento, que se concretizou como sociolinguística anos mais tarde, para a oposição às concepções sistêmicas e formalistas, nas quais se acreditava ser possível explicar a língua apenas pela sua estrutura, sem considerar os fatores externos que levam à variação e mudança linguística.

Essa pergunta também está no material:

gabarito (2)
37 pág.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Resposta: A sociolinguística surgiu como uma nova escola de pensamento para incluir as influências sociais que levam a mudanças nos fatores internos da língua, que não eram consideradas pelo estruturalismo. A sociolinguística se opõe às concepções sistêmicas e formalistas, que acreditavam ser possível explicar a língua apenas pela sua estrutura, sem considerar os fatores externos que levam à variação e mudança linguística.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina