Buscar

No começo, eu acreditava que o caminho era trazer os pais para dentro da escola e ensiná-los como alimentar bem os filhos. Mas me surpreendi muito ...

No começo, eu acreditava que o caminho era trazer os pais para dentro da escola e ensiná-los como alimentar bem os filhos. Mas me surpreendi muito porque o perfil da família brasileira mudou. É a mãe que se separa do pai, casa-se de novo, tem outros filhos, sai para trabalhar, não tem tempo pra nada. Fazer com que os pais apareçam nas reuniões pedagógicas já é difícil, imagine trazê-los para falar de nutrição! Então, resolvi investir nas crianças, porque elas levam a mensagem para dentro da família e passam a fazer exigências: ‘Na escola, eu tomo suco de abacaxi batido com hortelã’. Hoje, existe um apelo publicitário muito grande e um discurso subliminar de que a comida saudável é chata. Como atrair a atenção da criança para a alimentação balanceada?
Na verdade, o que a gente faz é tentar tornar atrativo aquilo que a gente quer que eles consumam. Então, a fruta não pode ser colocada de qualquer jeito. Tem de estar bonitinha no potinho. Um dia, no kit, o mamão vai em bolinha; no outro, vai quadradinho; no outro, eles misturam todos os sabores e aromas numa montanha. Não comem a metade. Então, é tudo errado. Não é fast-food. Eu já vi professora de educação infantil ligar a televisão dentro da sala de aula para que as crianças dessem sossego na hora do lanche.

Essa pergunta também está no material:

Criança-e-Consumo-Entrevistas-Vol-3
67 pág.

Psicologia Universidade Federal FluminenseUniversidade Federal Fluminense

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Esse trecho é um relato de uma educadora que trabalha com nutrição escolar e que percebeu que trazer os pais para dentro da escola para falar sobre alimentação saudável não era uma estratégia eficaz, pois muitas vezes eles não têm tempo ou interesse em participar. Então, ela decidiu investir nas crianças, tornando a alimentação saudável mais atrativa e interessante para elas, para que elas levassem a mensagem para dentro de casa. Para isso, ela utiliza estratégias como apresentar as frutas de forma criativa e atraente, para que as crianças se interessem em experimentá-las.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando