Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

UNICSUL
Sobre a aprendizagem e a sua relação com os estímulos externos, as afirmativas abaixo estão corretas, EXCETO: É importante que haja compreensão das formas de aprendizagem e estímulos de acordo com a idade e formação do sujeito. O aprendizado se dá de uma forma em que as características sociais são integradas às características do organismo. Esse conjunto não se dá de forma espontânea, mas com os estímulos externos adequados. Esses estímulos estão relacionados ao que o contexto social apresenta. A família, apesar de importante parceiro no aprendizado, não deve interferir nos estímulos externos para não atrapalhar o conhecimento a ser adquirido.
User badge image
Cris Neta

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A afirmativa que não está correta é: "A família, apesar de importante parceiro no aprendizado, não deve interferir nos estímulos externos para não atrapalhar o conhecimento a ser adquirido." Na verdade, a família é um dos principais agentes de estímulos externos para a aprendizagem, e sua participação é fundamental para o desenvolvimento cognitivo e social do indivíduo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

“[...] É importante que a criança, como ser em formação, possa desenvolver todas as suas competências e habilidades e, mais do que isso, elaborar sua convivência com o grupo social e aprender a ser cidadão”.
Aponte, nas questões abaixo, aquela que está em desacordo com a formação do cidadão:
É necessário, desde cedo, mostrar as dificuldades para que o indivíduo saiba agir nos diferentes contextos do cotidiano, tornando-se um cidadão competidor nesse mundo voltado para a tecnologia e competição.
É necessário que o contexto seja íntegro, ou seja, que todas as estruturas envolvidas – principalmente, escola e família – estejam em total harmonia, buscando a formação integral.
Saber elaborar as situações que possam surgir em qualquer área e, mais do que isso, saber que pode de fato fazer isso tudo.
Tenham como principal objetivo o bem-estar, em todos os aspectos, dessa criança que precisa estar, desde o seu nascimento, em aprendizagem constante.
Significa ter uma formação que permita ao indivíduo decidir os rumos de sua própria vida.

Analise as assertivas abaixo: “A evolução social que se intensificou desde o século XIX fez com que as capacidades perceptivas dos indivíduos sofressem grande alteração” (CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Processo da Aprendizagem e não aprendizagem, “Estruturação de Estratégias do Aprender”, 20--, p. 15). “[...] As mudanças frequentes do ambiente urbano, os deslocamentos em velocidade proporcionados por trens, automóveis e aviões passaram a exigir o processamento mais rápido e intenso dos sentidos, em especial do olhar” (CRUZEIRO DO SUL VIRTUAL, Processo da Aprendizagem e não aprendizagem, “Estruturação de Estratégias do Aprender”, 20--, p. 15).
Aponte a alternativa INCORRETA:
As consequências da mudança tecnológica, que é motor propulsor importante para a transformação social, têm como resultado a grande necessidade de consumo, que é a porta de acesso à realização de desejos.
O indivíduo, alvo de todas as mudanças que se processam, o tempo todo, age dinamicamente modificando o ambiente, tanto física como socialmente.
O segundo texto é complemento do primeiro, porque o primeiro trata das mudanças ocorridas após o século XIX; o segundo exemplifica essas mudanças, principalmente dos sentidos.
Os dois textos abordam as mudanças, o ritmo da atenção, da concentração e do interesse dedicados ao aprender formal, que muda de forma expressiva já que, aparentemente, o aprender tecnológico é mais rápido, mais objetivo.
Os dois textos tratam das mudanças tecnológicas a partir do século XIX; o segundo texto, contudo, contradiz o primeiro porque aponta as mudanças da percepção dos indivíduos, principalmente do olhar.

Sobre o conceito de aprendizagem e do papel da família e da escola, é INCORRETO afirmar que:
É fundamental a renovação da visão que se tem do processo de aprendizagem e do papel da escola e da família nesse processo.
O importante no processo de aprendizagem, como um todo, é a formação da consciência, que é de certa forma determinada pela natureza das relações que a engendra, e que já estão definidas socialmente. Dessa forma, a escola e a família ocupam lugar secundário nessa organização social.
Planejar o que e como ensinar implica saber quem é o educando. Existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de sua faixa etária.
A aprendizagem desperta o processo interno de desenvolvimento que só pode ocorrer quando o indivíduo interage com outras pessoas. O desenvolvimento é embasado sobre o plano das interações. Essas interações ocorrem, sobretudo, no plano dessas duas instituições: a escola e a família.
O universo da educação escolar torna acessível ao sujeito o conhecimento formalmente organizado, que o desafia a entender as bases dos sistemas de concepções científicas e a tomar consciência de seus próprios processos mentais.

Analise as assertivas abaixo: [...]. Por sua vez, a organização do conhecimento está criticamente ligada à memória em todas as suas formas. O nosso conhecimento dos objetos baseia-se em categorizar itens por seus atributos, o que reduz a quantidade de informações que precisamos armazenar a longo prazo. Da mesma forma, o nosso conhecimento das situações baseia-se no entendimento de como os eventos costumam desenrolar-se em determinados cenários e dos papéis específicos que as pessoas desempenham neles (GAZZANIGA; HEATHERTON, 2005). [...] A educação está entre as atividades mais elementares e necessárias da sociedade humana, que jamais permanece tal qual é, mas se renova continuamente através do nascimento, da vinda de novos seres humanos. Esses recém-chegados, além disso, não se acham acabados, mas em um estado de vir a ser. (Arendt, 2007)
OS aspecto ressaltadoS em ambos os textos sobre o conhecimento e a função da educação são:
O primeiro texto trata do conhecimento relacionado àquilo que a pessoa adulta aprende no seu cotidiano e o segundo texto trata da educação, que neste contexto deve se esforçar para garantir que esse conhecimento seja perpetuado para as gerações mais novas.
Os dois textos abordam a educação e o conhecimento como ações humanas e sociais divergentes, sendo que o conhecimento nada tem a ver com a educação e ambos acontecem em espaços sociais separados.
Ambos os textos tratam da educação infantil, sendo que o primeiro sugere que não há relação entre aprendizado e memória e o segundo aponta para a educação como responsabilidade das gerações mais novas, que fará com que esta se renove.
O primeiro texto aborda a questão do conhecimento ligado à memória, aos espaços, aos acontecimentos e aos papeis sociais que as pessoas desempenham. O segundo texto aponta para a educação como uma das atividades mais elementares e necessárias à vida humana, que está sempre se renovando pela chegada de novos seres humanos em formação.
O primeiro texto aponta para o conhecimento ligado à memória, baseia-se no entendimento de como os eventos acontecem em determinados espaços e os papeis que as pessoas desempenham nesses espaços. Já o segundo texto, trata da educação como responsabilidade dos adultos, para garantir a continuidade e perpetuação dos valores, já que pode haver renovação contínua através do nascimento de novos seres humanos, inacabados e ainda em formação.

Sobre as dificuldades de aprendizagem, podemos afirmar que:
Estão corretas apenas as alternativas:
I - devemos conhecer bastante bem todas as possibilidades do espectro que chamamos de normalidade, para que possamos avaliar, principalmente, através das ferramentas dadas pela linguagem, que esse indivíduo está aprendendo de maneira eficiente.
II - devemos investigar, também, se há uma dificuldade que prejudique a compreensão no ambiente onde esse indivíduo está inserido, de qualquer tipo, tais como: material apropriado, método coerente, ambiente favorável, profissionais bem formados, etc.
III – quando todas as dificuldades de falta de compreensão são descartadas cabe aos responsáveis em todos os níveis elaborar quais os mecanismos que não estão de acordo com a resposta esperada.
IV - mesmo que haja clareza na escola de que o indivíduo não consegue compreender os conceitos apresentados, uma equipe multiprofissional deve ser consultada.
V - nas dificuldades orgânicas de aprendizagem, há várias formas de entender como se dá a compreensão e, portanto, não há o que fazer a não ser deixar o indivíduo lidar com sua dificuldade de maneira tranquila para não provocar traumas.
I, II, III, IV
I, II, IV, V
II, II, IV, V
I, II, III, V
I, III, IV, V

Diante do exposto, analise a alternativa INCORRETA:
Sobre as dificuldades de aprendizagem é importante facilitar a formação dos conceitos que tornam o mundo possível para todos, elaborando sempre mais maneiras de organização do indivíduo e do mundo.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, é importante perceber que o responsável por formalizar as informações, não compreende outra resposta, que não seja a inserida no modelo ao qual reconhece.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, é importante compreender como se dá completamente todas as possibilidades do aprender. Para facilitar a formação dos conceitos que tornam o mundo possível para todos, elaborando sempre mais maneiras de organização do indivíduo e do mundo.
Sobre as dificuldades de aprendizagem, é importante compreender todas as possibilidades do aprender estão inseridas no mundo e que as formações de conceitos são generalizadas pelo conhecimento comum a todos os seres humanos.
Sobre as dificuldade de aprendizagem é importante perceber que o indivíduo não compreende a o mundo dentro de um modelo proposto.

Mais conteúdos dessa disciplina