Buscar

Analise as afirmações a seguir sobre as características do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), da Classificação intern...

Analise as afirmações a seguir sobre as características do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), da Classificação internacional de doenças (CID-10) e das principais críticas levantadas ao sistema de classificação psiquiátrica. I. O DSM-5 é composto de 22 categorias de transtornos mentais, sendo menos utilizado que o CID, em virtude de ser mais complexo e de difícil entendimento. II. O CID-10 foi desenvolvido no ano de 1992 e é caracterizado mundialmente como o manual de codificação/classificação dos transtornos mentais. III. A objetividade e a base nosológica das classificações influenciam o superdiagnóstico e a medicalização em massa. IV. A medicalização da vida é reforçada pela própria sociedade, que insiste em querer “remédio” para todos os seus problemas. Quais afirmações estão corretas? A. I e II. B. I e III. C. II e III. D. II e IV. E. III e IV.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: I e III. Justificativa: I. O DSM-5 é composto de 20 categorias de transtornos mentais e é amplamente utilizado em todo o mundo, inclusive no Brasil. Ele é considerado mais fácil de usar do que o CID-10, pois é mais específico e detalhado em relação aos critérios diagnósticos. II. O CID-10 foi desenvolvido em 1992 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e é amplamente utilizado em todo o mundo como um sistema de classificação de doenças, incluindo transtornos mentais. III. A objetividade e a base nosológica das classificações podem levar ao superdiagnóstico e à medicalização em massa, pois muitas vezes os critérios diagnósticos são aplicados de forma rígida e não levam em conta o contexto social e cultural do paciente. IV. Embora a medicalização da vida seja uma crítica comum ao sistema de classificação psiquiátrica, ela não está diretamente relacionada às características do DSM-5 ou do CID-10.

0
Dislike0
User badge image

anapaulacachoeira01

Analise as afirmações a seguir sobre as características do Manual diagnóstico e estatístico de transtornos mentais (DSM-5), da Classificação internacional de doenças (CID-10) e das principais críticas levantadas ao sistema de classificação psiquiátrica.

I. O DSM-5 é composto de 22 categorias de transtornos mentais, sendo menos utilizado que o CID, em virtude de ser mais complexo e de difícil entendimento.

II. O CID-10 foi desenvolvido no ano de 1992 e é caracterizado mundialmente como o manual de codificação/classificação dos transtornos mentais.

III. A objetividade e a base nosológica das classificações influenciam o superdiagnóstico e a medicalização em massa.

IV. A medicalização da vida é reforçada pela própria sociedade, que insiste em querer “remédio” para todos os seus problemas.

Quais afirmações estão corretas?

A. 

I e II.

B. 

I e III.

C. 

II e III.

D. 

II e IV.

E. 

III e IV.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando