Buscar

O crédito tributário constituído provoca o surgimento de uma relação jurídico tributária e, como consequência, sua respectiva exigibilidade. A form...

O crédito tributário constituído provoca o surgimento de uma relação jurídico tributária e, como consequência, sua respectiva exigibilidade. A formalização do crédito tributário ocorre por meio do lançamento tributário. A constituição do crédito tributário objetiva determinar a certeza e a liquidez da dívida fiscal, e, dessa maneira, estabelecer exigibilidade pelo sujeito ativo ao pagamento do tributo pelo sujeito passivo. Em relação à temática, marque a alternativa correta: A. a notificação de lançamento é a constituição do crédito de forma definitiva nos casos em que o sujeito passivo é notificado para apresentar impugnação ou realizar pagamento do tributo devido. B. o lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo pode ser modificado em virtude de impugnação do sujeito passivo e de iniciativa da autoridade administrativa nos casos em que a lei for omissa.

💡 2 Respostas

User badge image

Jô Andrade

Você acertou!

RESPOSTA: D. a autoridade administrativa tem o poder de conferir valor ou preço de bens, direitos e serviços quando forem omissos ou não mereçam fé as declarações ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo.

EXPLICAÇÃO: notificação de lançamento é constituição do crédito, porém não é uma constituição definitiva nos casos em que a autoridade administrativa, de forma amigável, notifica o sujeito passivo para realizar pagamento ou apresentar impugnação.

Segundo a disposição do art. 145 do CTN, "o lançamento regularmente notificado ao sujeito passivo só pode ser alterado em virtude de impugnação do sujeito passivo; recurso de ofício; por iniciativa da autoridade administrativa, nos casos previstos no art. 149" (BRASIL, 1966, on-line), por exemplo, quando a lei assim determinar e não quando ela for omissa.

O CTN prevê, em seu art. 150, que, para alguns tributos, quando houver determinação legal, "[...] o sujeito passivo [tem] o dever de antecipar o pagamento sem prévio exame da autoridade administrativa, [...]" (BRASIL, 1966, on-line), como o ICMS, o IPI, o IR, o PIS e a Cofins, por exemplo.

O art. 148 do CTN prevê a possibilidade de lançamento por arbitramento "quando o cálculo do tributo tenha por base, ou tome em consideração, o valor ou o preço de bens, direitos, serviços ou atos jurídicos, a autoridade lançadora, mediante processo regular, arbitrará aquele valor ou preço, sempre que sejam omissos ou não mereçam fé as declarações ou os esclarecimentos prestados, ou os documentos expedidos pelo sujeito passivo ou pelo terceiro legalmente obrigado, ressalvada, em caso de contestação, avaliação contraditória, administrativa ou judicial" (BRASIL, 1966, on-line).

Por força da Súmula nº 436 do STJ, "a entrega de declaração pelo contribuinte reconhecendo débito fiscal constitui o crédito tributário, dispensada qualquer outra providência por parte do Fisco" (BRASIL, 2010, [S. p.]).



1
Dislike0
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: a notificação de lançamento é a constituição do crédito de forma definitiva nos casos em que o sujeito passivo é notificado para apresentar impugnação ou realizar pagamento do tributo devido.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais