Buscar

Todo Gestor Público tem algumas premissas básicas em sua atuação, a saber: a ética, a justiça social, considerar as normas e leis existentes nos di...

Todo Gestor Público tem algumas premissas básicas em sua atuação, a saber: a ética, a justiça social, considerar as normas e leis existentes nos diversos níveis governamentais – a União, os Estados e o Distrito Federal e os municípios. É necessário considerar, também, os poderes que constituem o cerne do Poder Público brasileiro, conforme consta na Constituição Federal de 1988.

A partir dessas informações, avalie as afirmações a seguir:

I- Ao Poder Judiciário, cabe dirimir os conflitos relativos às Leis e às Normas brasileiras.

II- O Poder Legislativo tem como incumbência a criação de Leis que devem servir de parâmetro para a gestão ou administração pública.

III- Pela Constituição Federal de 1988, os três poderes têm de ser autônomos, mas o Poder Executivo tem supremacia sobre os Poderes Legislativo e Judiciário.

IV- O Poder Executivo, que pode ser de administração direta – caso dos Ministérios no nível federal e das Secretarias no nível estadual ou municipal, bem como indireto, por meio das autarquias, fundações ou empresas públicas.

É CORRETO o que se AFIRMA em:

I e III, apenas.

II e III, apenas.

III e IV, apenas.

I, II e III, apenas.

I, II e IV, apenas

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: II e III, apenas. Justificativa: - A afirmação I está incorreta, pois cabe ao Poder Judiciário interpretar e aplicar as leis e normas brasileiras, não apenas dirimir conflitos. - A afirmação II está correta, pois é responsabilidade do Poder Legislativo criar leis que sirvam de parâmetro para a gestão pública. - A afirmação III está correta, pois a Constituição Federal de 1988 estabelece a autonomia dos três poderes, mas não há supremacia de um sobre os outros. - A afirmação IV está incorreta, pois o Poder Executivo não é composto apenas por administração direta e indireta, mas também pelo Presidente da República, Governadores e Prefeitos.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais