Buscar

Pode-se compreender o texto verbal, oral e escrito como uma prática social que utiliza estruturas verbais, organizadas e caracterizadas por suas es...

Pode-se compreender o texto verbal, oral e escrito como uma prática social que utiliza estruturas verbais, organizadas e caracterizadas por suas estruturas linguísticas e sua função social, com vistas a cumprir um papel pessoal ou coletivo na vida humana. O mesmo se aplica aos textos não verbais, também compreendidos como uma ação social, diferenciando-se somente em função das estruturas e dos códigos utilizados. Hoje o texto não é considerado uma estrutura pronta, com unidade de sentido completa, pois consideram-se também os processos de planejamento, construção e recepção do texto.

A partir das informações apresentadas no texto acima, avalie as afirmações a seguir:

I.  O texto pode ser considerado uma produção que objetiva a transmissão de mensagens, seja por meio oral ou verbal, e requer interligação entre seus elementos constituintes.

II.  O texto, embora seja considerado um instrumento para transmissão de mensagens, não possui nenhum tipo de elemento constituinte, nem propósito comunicacional.

III.  O texto, inclusive, pode ser constituído por uma única palavra e, neste caso, ela própria constitui introdução, desenvolvimento e conclusão, ou seja, reúne todos os elementos constituintes.

IV.  O texto não pode ser considerado um instrumento verbal, uma vez que, para se enquadrar em tal categoria, ele deve conter além das palavras, o uso de imagens para potencializar o campo visual.

É correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) I. O texto pode ser considerado uma produção que objetiva a transmissão de mensagens, seja por meio oral ou verbal, e requer interligação entre seus elementos constituintes. As afirmações II, III e IV estão incorretas, pois o texto possui elementos constituintes e propósito comunicacional, não pode ser constituído por uma única palavra e não precisa necessariamente conter imagens para ser considerado um instrumento verbal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais