Buscar

Podemos considerar como variações linguísticas diversas formas discursivas que se apresentam por meio de palavras distintas com o mesmo significado...

Podemos considerar como variações linguísticas diversas formas discursivas que se apresentam por meio de palavras distintas com o mesmo significado para determinados itens, por exemplo, alimentos, itens de vestuário ou elementos de sinalização urbana.

 

Considerando as informações apresentadas, avalie as afirmações a seguir:

I. Um dos fatores que determinam a variação linguística é chamado de temporalidade, e ele pode ser evidenciado ao se comparar textos de diferentes épocas.

II. Um dos fatores que determinam a variação linguística é chamado de parcialidade, e ele pode ser evidenciado por preferências políticas via textos. 

III. Um dos fatores que determinam a variação linguística é chamado de disruptivo, pois ele realiza rupturas textuais que prejudicam o modelo comunicacional. 

IV. Um dos fatores que determinam a variação linguística é chamado de geográfico, e ele pode ser observado ao se conversar com pessoas oriundas de regiões territoriais distintas.

É correto apenas o que se afirma em:

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) "I e IV". A afirmação I está correta, pois a temporalidade é um dos fatores que determinam a variação linguística, e pode ser evidenciado ao se comparar textos de diferentes épocas. A afirmação II está incorreta, pois a parcialidade não é um fator que determina a variação linguística. A afirmação III está incorreta, pois o fator disruptivo não é um dos fatores que determinam a variação linguística, mas sim um elemento que pode ocorrer em um texto. A afirmação IV está correta, pois o fator geográfico é um dos fatores que determinam a variação linguística, e pode ser observado ao se conversar com pessoas oriundas de regiões territoriais distintas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais