Buscar

A angina pectoris é uma síndrome clínica que resulta da de�ciência relativa de oxigênio no músculo cardíaco e é tipicamente descrita como um descon...

A angina pectoris é uma síndrome clínica que resulta da de�ciência relativa de oxigênio no músculo cardíaco e é tipicamente descrita como um desconforto precordial esquerdo ou subesternal, que é percebido como um “aperto”, “peso” ou “pressão”. A dor pode ser irradiada para o pescoço, face ulnar do braço esquerdo, mandíbula, epigástrio e mais raramente para o dorso. Essa irradiação dolorosa acompanha o metâmero correspondente ao pericárdio. Dentre as formas de tratamento farmacológico, os betabloqueadores constituem uma numerosa família de sais com uso no tratamento angina pectoris. Assinale a alternativa que melhor justi�ca a utilização de betabloqueadores nessa patologia:
A inibição dos receptores β-adrenérgicos leva à redução da frequência cardíaca, da contração miocárdica e da pressão arterial, reduzindo a demanda de oxigênio no miocárdio e também aumenta o tempo de perfusão diastólico, consequentemente reduzindo a perfusão sanguínea do ventrículo esquerdo.
a) Verdadeiro
b) Falso

Essa pergunta também está no material:

QUESTIONÁRIO UNIDADE II NOCOES _
5 pág.

Noções de Farmacologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Verdadeiro. Os betabloqueadores são utilizados no tratamento da angina pectoris porque inibem os receptores β-adrenérgicos, o que leva à redução da frequência cardíaca, da contração miocárdica e da pressão arterial, reduzindo a demanda de oxigênio no miocárdio e aumentando o tempo de perfusão diastólica, consequentemente reduzindo a perfusão sanguínea do ventrículo esquerdo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais