Buscar

O processo de escolarização de alunos com paralisia cerebral: Acordo com a limitação física apresentada é necessário utilizar recursos didáticos e...

O processo de escolarização de alunos com paralisia cerebral: Acordo com a limitação física apresentada é necessário utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a sua educação buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar, para que o mesmo, com autonomia, possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida. (BRASIL, 2006, p.29). Escolarização das pessoas com paralisia cerebral pode ser considerada um pouco tardia uma vez que, em decorrência das limitações motoras, não conseguiam permanecer durante muito tempo sentadas sobre os bancos escolares, além de outros impedimentos, como por exemplo, os de ordem social. É necessário que os professores conheçam a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que desenvolvam o potencial do aluno (BRASIL, 2006, p.29). É um meio difícil de avaliação, considerando-se o caso de comprometimento da criança, e por não poder, muitas vezes, responder utilizando-se da linguagem verbal ou gestual, sendo erroneamente julgada e tachada de deficiente mental devido as impressões iniciais (BRASIL, 2006).

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta a importância de utilizar recursos didáticos e equipamentos especiais para a escolarização de alunos com paralisia cerebral, buscando viabilizar a participação do aluno nas situações práticas vivenciadas no cotidiano escolar, para que o mesmo, com autonomia, possa otimizar suas potencialidades e transformar o ambiente em busca de uma melhor qualidade de vida. Além disso, destaca a necessidade de os professores conhecerem a diversidade e a complexidade dos diferentes tipos de deficiência física, para definir estratégias de ensino que desenvolvam o potencial do aluno. Por fim, o texto alerta para a dificuldade de avaliação, considerando-se o caso de comprometimento da criança, e por não poder, muitas vezes, responder utilizando-se da linguagem verbal ou gestual, sendo erroneamente julgada e tachada de deficiente mental devido as impressões iniciais.

0
Dislike0
User badge image

nadir lopes da trindade duarte

(...) escolarização das pessoas com paralisia cerebral pode ser considerada um pouco tardia uma vez que, em decorrência das limitações motoras, não conseguiam permanecer durante muito tempo sentadas sobre os bancos escolares, além de outros impedimentos, como por exemplo, os de ordem social.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais