Buscar

Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é uma doença grave. Por mais que novas estratégias surgem, a mortalidade ainda é alta. Com base n...

Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) é uma doença grave. Por mais que novas estratégias surgem, a mortalidade ainda é alta. Com base na afirmativa acima, assinale a alternativa INCORRETA.
Ⓐ A SDRA pode ser definida como um comprometimento da barreira alvéolo-capilar com alteração da permeabilidade endotelial, levando ao extravasamento de líquido para o interstício pulmonar.
Ⓑ A SDRA pode ser revertida com ventilação não invasiva.
Ⓒ Quando a quantidade de líquido extravasado ultrapassa a capacidade de drenagem linfática, começa a ocorrer edema intersticial e alveolar com as consequentes alterações da função pulmonar. O líquido responsável por esse edema tem uma composição proteica semelhante à do plasma.
Ⓓ A SDRA é uma lesão pulmonar aguda que resulta em infiltrados pulmonares difusos e bilaterais à radiografia de tórax, hipoxemia grave e diminuição da complacência pulmonar.
a) CORRETA. Essa definição corresponde à SDRA. Ela veio para facilitar o diagnóstico, porém sua fisiopatologia e o tratamento ainda não estão completamente esclarecidos.
b) INCORRETA. A ventilação não invasiva pode ser empregada na SDRA, principalmente na SDRA leve, no entanto, as metas de sucesso de 0,5 a 2 horas devem ser observadas e, em caso de insucesso, a reintubação não deve ser retardada. Na SDRA grave, a ventilação não invasiva não é recomendada devido à alta taxa de falência respiratória e a necessidade de intubação, principalmente nos pacientes com PaO2/FiO2< 140 e SAPS II > 35.
c) CORRETA. A instalação do edema resulta em dispneia de instalação rápida acompanhada de infiltrado difuso associado à redução da complacência do sistema respiratório e aumento do shunt pulmonar.
d) CORRETA. A SDRA é uma lesão pulmonar aguda responsável por infiltrados pulmonares difusos e bilaterais observados na radiografia de tórax, hipoxemia grave e redução da complacência pulmonar.

Essa pergunta também está no material:

35 questões comentadas  Residências em Fisioterapia
33 pág.

Residencia Fisioterapia Faculdade Metropolitana de MarabáFaculdade Metropolitana de Marabá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra B: "A SDRA pode ser revertida com ventilação não invasiva". Embora a ventilação não invasiva possa ser empregada na SDRA, principalmente na SDRA leve, as metas de sucesso de 0,5 a 2 horas devem ser observadas e, em caso de insucesso, a reintubação não deve ser retardada. Na SDRA grave, a ventilação não invasiva não é recomendada devido à alta taxa de falência respiratória e a necessidade de intubação, principalmente nos pacientes com PaO2/FiO2< 140 e SAPS II > 35.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais