Buscar

Doenças Neurológicas e suas Manifestações

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.: 201504928384)	Pontos: 0,1 / 0,1
(ENADE 2007) Os nervos cranianos contêm fibras sensitivas e/ou motoras que emergem através de forames ou fissuras situadas no crânio. São em número de 12 pares, identificados de I a XII. O Nervo Facial (NC VII) possui importante função motora e sensitiva da face, assim como participa na inervação parassimpática. Entre outros sinais, uma lesão periférica próxima à origem desse nervo fará com que o paciente apresente quadro clínico de:
 	Paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado ipsilateral da lesão e perda do paladar nos dois terços anteriores da língua.
	Paralisia motora dos músculos faciais da parte inferior do lado ipsilateral da lesão e incapacidade de olhar para baixo quando o olho é aduzido.
	Paralisia motora dos músculos faciais das partes superiores e inferiores no lado contralateral da lesão, acompanhada de ptose e pupila dilatada.
	Paralisia dos músculos faciais da parte superior do lado homolateral da lesão, acompanhada de perda da constrição pupilar e defeitos no campo visual.
	Paralisia motora dos músculos faciais da parte superior do lado contralateral da lesão e perda da audição unilateral progressiva.
 Código de referência da questão.2a Questão (Ref.: 201504767906)	Pontos: 0,1 / 0,1
Nos Acidentes Vasculares Cerebrais é CORRETO afirmar:
	No AVC isquêmico a hemiplegia é inicialmente flácida permanecendo assim por longo tempo e em alguns casos produzindo espasticidade de acordo com a lesão.
	Nas hemorragias subaracnóides o paciente se queixa de súbita e forte dor de cabeça associada ao vômito, porém sem o enrijecimento do pescoço.
	Estão corretas duas alternativas.
	O comprometimento da artéria cerebral posterior pode dar origem à monoplegia contralateral afetando o membro superior
 	No AVC hemorrágico os hematomas ocorrem normalmente nas partes profundas do cérebro, envolvendo frequentemente o tálamo, núcleos lutiformes e cápsula externa, e com menos freqüência o cerebelo e a ponte
 Código de referência da questão.3a Questão (Ref.: 201504270977)	Pontos: 0,1 / 0,1
Jussara, 64 anos, foi encaminhada para o setor de fisioterapia com diagnóstico de Doença de Parkinson. Após avaliação, o fisioterapeuta investiga propostas de tratamento adequadas ao caso. Assinale dentre as opções abaixo aquela que melhor se aplica ao tratamento dessa paciente:
	O treino de marcha para esses pacientes deve ser realizado somente na fase final da doença;
 	É necessário treinar com estes pacientes técnicas que ofereçam a ele maior segurança nas mudanças de direção durante a marcha
	A fisioterapia respiratória não é uma prioridade nestes pacientes visto que não há acometimento pulmonar neles;
	O tratamento fisioterápico desses pacientes não deve incluir exercícios envolvendo utilização de pistas visuais porque podem confundir o paciente;
	No tratamento de pacientes parkinsonianos não devemos realizar atividades flexoras visto que isto reforça o padrão que será adotado pelo paciente com a evolução da doença;
 Código de referência da questão.4a Questão (Ref.: 201504768537)	Pontos: 0,1 / 0,1
Um paciente com 15 anos, vítima da Síndrome de Guillain-Barré (SGB), ficou internado em terapia intensiva por 21 dias e, ao receber alta, sua família procurou o serviço de fisioterapia de uma clínica-escola para dar continuidade ao seu tratamento. Sobre esta doença e suas respectivas características, analise: I. A Síndrome de Guillain-Barré (SGB), doença neurológica capaz de provocar fraqueza muscular generalizada que, em alguns casos, pode levar à morte, caracteriza-se como autoimune, precedida por infecção respiratoria aguda ou gastrointestinal. II. Conduz à desmielinização da bainha de mielina e a degeneração axonal dos nervos periféricos. III. Acarreta paralisia espástica, arreflexia ascendente e diferença na concentração de proteína no líquido cefalorraquidiano (LCR), caracterizando a dissociação albumino-citológica, que é característica da SGB. IV. Os pacientes com SGB apresentam dor, Reflexos tendinosos reduzidos e lentos Disfunção autonômica. A fisioterapia motora constitui-se de exercícios passivos, ativoassistido e ativo dos membros, este último dependendo da melhora da fraqueza muscular. Estão corretas apenas as afirmativas
	I, II e III.
	I e IV.
 	I, II e IV.
	III e IV.
	II, III e IV.
 Código de referência da questão.5a Questão (Ref.: 201505310151)	Pontos: 0,1 / 0,1
Qual das manifestações físicas abaixo não é observada nas doenças cerebelares?
	Hipotonicidade
	Disartria
	Distúrbios posturais e desequilíbrios
 	Hiperrreflexia cutâneo-plantar
	Ataxia

Continue navegando