Buscar

Há mais de seis meses, a equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) apresenta diversos conflitos, rupturas de parcerias e um aumento signif...

Há mais de seis meses, a equipe de um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) apresenta diversos conflitos, rupturas de parcerias e um aumento significativo do número de adoecimento entre os profissionais. O psicólogo, que ocupa o cargo de gestor deste serviço, solicitou a presença de gestores hierarquicamente superiores nas reuniões de equipe para tratar dos problemas evidenciados, mas o silêncio foi predominante nestas reuniões. Para lidar com esta situação por meio de uma intervenção institucionalista, o gestor deste CAPS deveria:

A) Promover diversas oficinas com a equipe para construir um ambiente de trabalho mais harmônico e coeso, demonstrando a importância dos cumprimentos cotidianos e da motivação para o trabalho.
B) Criar dispositivos para fazer os profissionais falarem mais nas reuniões, o que permitiria explicitar as demandas dessa equipe e, partir daí convidar um expert na área para direcionar o processo de mudança.
C) Contratar um especialista em conflito organizacional e outro em adoecimento no trabalho para estabelecer um plano de ação a ser posto em prática pela gestora do CAPS em parceria com os seus superiores.
D) Convidar um expert que, a partir de uma posição de horizontalidade em relação a essa equipe, potencialize todos os seus membros, trabalhadores e gestor, a assumir o protagonismo na análise e na gestão do estabelecimento.
E) Acionar gestores hierarquicamente superiores para uma avaliação geral da equipe, com a finalidade de localizar os membros da equipe responsáveis pelos conflitos e adoecimento dos colegas.

Essa pergunta também está no material:

PSICOLOGIA COREMU FAP2018
37 pág.

Atuação Multiprofissional em Saúde Universidade PaulistaUniversidade Paulista

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta para lidar com a situação descrita no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é a letra D) Convidar um expert que, a partir de uma posição de horizontalidade em relação a essa equipe, potencialize todos os seus membros, trabalhadores e gestor, a assumir o protagonismo na análise e na gestão do estabelecimento. Essa alternativa sugere a contratação de um especialista que possa ajudar a equipe a se tornar mais autônoma e responsável pela gestão do estabelecimento, trabalhando de forma horizontal e colaborativa. Isso pode ajudar a resolver os conflitos e a reduzir o número de adoecimentos entre os profissionais. As outras alternativas não abordam a questão de forma adequada ou não são tão eficazes quanto a alternativa D.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image