Buscar

No Brasil, a pesquisa com seres humanos tem como marco regulatório a Resolução nº 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que, com relação às pe...

 

No Brasil, a pesquisa com seres humanos tem como marco regulatório a Resolução nº 196/1996, do Conselho Nacional de Saúde, que, com relação às pesquisas clínicas, prevê:

A. 

A existência de grupos de estudos credenciados pela Organização Representativa para a Pesquisa Clínica (ORPC) que substituem os Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs).

B. 

Um sistema composto por Comitês de Ética em Pesquisa (CEP) coordenado pela Associação Nacional de Farmacologia (ANF).

C. 

Um sistema de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPs) e a criação de Conselhos de Revisão Institucional (CRIs) comerciais e independentes.

D. 

Uma Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), cujos pareces em pesquisa devem ser sumariamente encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

E. 

Um sistema de Comitês de Ética em Pesquisa (CEPS) com certa autonomia na aprovação de pesquisas, com exceção de casos inseridos nas chamadas “áreas temáticas especiais".


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D: "Uma Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), cujos pareces em pesquisa devem ser sumariamente encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)." A Resolução nº 196/1996 do Conselho Nacional de Saúde estabelece a Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) como responsável por avaliar e aprovar pesquisas envolvendo seres humanos no Brasil, e seus pareceres devem ser encaminhados à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais