Buscar

Com o advento da polis, cidades-estados gregas que possuíam autonomia e independência política entre si, é nítido perceber uma significativa mudanç...

Com o advento da polis, cidades-estados gregas que possuíam autonomia e independência política entre si, é nítido perceber uma significativa mudança em relação à intelectualidade dos gregos. É neste contexto que ideias como política, democracia, cidadania, assim como campos do conhecimento como história, filosofia, geografia, passam a fazer parte do linguajar cotidiano de seus habitantes. Mas, se por volta do século V a.C. estas prerrogativas passam a direcionar a vida dos helênicos, em tempos anteriores no imaginário grego predominava o pensamento:
a) Que possuía uma ligação muito grande com as expressões religiosas orientais, fonte de inspiração não só aos gregos, que conheciam profundamente as prerrogativas ligadas a esta perspectiva religiosa, mas a todos os povos que habitavam as proximidades da divisa entre Oriente e Ocidente.
b) Estritamente político, como demonstra o desenvolvimento da cidade Esparta, por exemplo. Preocupados com invasões dos povos considerados pelos gregos como bárbaros, não tinham interesse em reflexões abstratas, como a filosofia, dedicando a atenção para a arte da guerra acima de qualquer coisa.
c) Mitológico, baseado na crença herdada pelos povos nórdicos, como os vickings que, grandeS desbravadores que eram do mundo antigo, conquistaram várias colônias gregas antes do surgimento das cidades-estados, deixando como herança para os habitantes da Península Balcânica sua cultura mítica.
d) Vinculado à religiosidade cristã, principalmente pelo fato de Platão, com suas viagens por várias partes do mundo antigo, ter tido contato com o que chamamos atualmente de cristianismo primitivo, pressuposto que criou as bases para o modelo cristão que predominou no Ocidente a partir do século IV.
e) Ligado à mitologia, pressuposto que fazia parte do cotidiano das pessoas desde pequenos, quando eram orientados no interior de suas casas, principalmente pelas mulheres, com histórias de deuses e semideuses. Já na vida adulta, os poetas em público davam continuidade a esta narrativa mitológica.
2) A Idade Média é um período histórico importante de se estudar que chega a ser uma tarefa muito difícil tentar entender a história do Brasil, principalmente após 1500, desvinculada da história da Europa do final deste período. E é justamente neste momento que podemos perceber uma significativa transformação que mudaria para sempre a relação social entre as pessoas: a transição do feudalismo para o sistema capitalista.
Assinale a alternativa a seguir que explica esta modificação:
a) Transformação das relações comerciais: o feudalismo dá lugar a um sistema onde as trocas de mercadorias passa a existir.
b) Se na Idade Média pode-se perceber as relações se darem no âmbito urbano, após este período as sociedades passam a se relacionar no mundo rural.
c) Durante a Idade Média era comum as sociedades serem reguladas pelo sistema de classes sociais, situação que chega ao fim com a ascensão do sistema capitalista.
d) Mudança de um sistema baseado na geração de produtos de subsistência para um regime baseado na produção de bens e serviços.
e) Na Idade Média as transações comerciais se davam exclusivamente pelo sistema de vendas de mercadorias, substituído pelo sistema conhecido como escambo.

Essa pergunta também está no material:

Teorias da História I AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

No período anterior ao surgimento da polis, predominava o pensamento mitológico, ligado às histórias de deuses e semideuses que faziam parte do cotidiano das pessoas desde a infância. Já com o advento da polis, houve uma significativa mudança em relação à intelectualidade dos gregos, com o surgimento de ideias como política, democracia, cidadania, assim como campos do conhecimento como história, filosofia, geografia, passando a fazer parte do linguajar cotidiano de seus habitantes. A alternativa que explica a modificação da transição do feudalismo para o sistema capitalista é a letra d) Mudança de um sistema baseado na geração de produtos de subsistência para um regime baseado na produção de bens e serviços. Com a ascensão do sistema capitalista, houve uma mudança significativa nas relações comerciais, com a produção de bens e serviços passando a ser a principal forma de geração de riqueza, substituindo o sistema anterior baseado na geração de produtos de subsistência.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais