Buscar

Leia com atenção o trecho abaixo: Nós nos propomos a examinar as condições e os procedimentos e indicar o caráter e os limites do conhecimento hist...

Leia com atenção o trecho abaixo: Nós nos propomos a examinar as condições e os procedimentos e indicar o caráter e os limites do conhecimento histórico. Como chegamos a saber do passado o que é possível e o que importa saber? O que é um documento? Como tratar os documentos com vistas à obra histórica? Que são os fatos históricos? E como agrupá-los para construir a obra histórica? Um ensaio sobre o método das ciências históricas. (LANGLOIS e SEIGNOBOS, 1898, apud REIS, 1995, p. 47) Este trecho nos mostra algumas das principais características da Escola Metódica Francesa, herdeira dos metódicos alemães, em especial de Leopold von Ranke. Sobre os pressupostos rankeanos relativos ao método histórico, considere as afirmativas a seguir:
I- Para Ranke, havia apenas duas maneiras de se adquirir conhecimento sobre os assuntos humanos - através da percepção particular ou através da abstração.
II- Ranke sinalizava para o que seria o relativismo histórico moderno, ao considerar abrir o leque das fontes em seus últimos escritos.
III- Ranke negava a filosofia da História, especialmente de Hegel, e queria buscar a verdade dos fatos históricos
IV- Para Ranke, a história seria sempre subserviente à Filosofia, considerada por ele a ciência mãe de todos os campos científicos ligados às humanidades.
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I e III
e) II e IV

Essa pergunta também está no material:

Teorias da História I AnhangueraAnhanguera

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) I e III. Justificativa: I- Para Ranke, havia apenas duas maneiras de se adquirir conhecimento sobre os assuntos humanos - através da percepção particular ou através da abstração. Essa afirmação está correta. III- Ranke negava a filosofia da História, especialmente de Hegel, e queria buscar a verdade dos fatos históricos. Essa afirmação também está correta. As afirmativas II e IV estão incorretas, pois Ranke não sinalizava para o relativismo histórico moderno e não considerava a Filosofia como a ciência mãe de todos os campos científicos ligados às humanidades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais