Buscar

No que se refere ao direito de greve do servidor, assinale a opção correta. a) A competência para a apreciação dos processos que versem sobre dire...

No que se refere ao direito de greve do servidor, assinale a opção correta.

a) A competência para a apreciação dos processos que versem sobre direito de greve de servidores estatutários tem relação direta com o ente ao qual o servidor esteja vinculado juridicamente.
b) Lei complementar vedou o direito de greve dos servidores públicos, impondo a instauração de dissídio nos casos de conduta ilegal da administração pública.
c) É vedado o direito de greve de servidor municipal que atue na área de segurança pública, salvo em caso de atraso de salário.
d) Em virtude da suspensão do vínculo jurídico, a administração pública poderá descontar os dias de salário do período não trabalhado, ainda que se demonstre que a greve decorreu de conduta ilícita do poder público.
e) O Supremo Tribunal Federal não admite a vedação absoluta ao direito de greve por considerá-lo um direito fundamental de segunda geração.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO1 - Bloco 7 - Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024
144 pág.

Estrutura da Administração Pública Federal Brasileira Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra E: "O Supremo Tribunal Federal não admite a vedação absoluta ao direito de greve por considerá-lo um direito fundamental de segunda geração." O direito de greve é um direito fundamental dos trabalhadores, inclusive dos servidores públicos, garantido pela Constituição Federal. O Supremo Tribunal Federal já se manifestou no sentido de que a greve é um direito fundamental de segunda geração, que deve ser exercido de forma responsável e com o objetivo de proteger os interesses da coletividade. Portanto, a vedação absoluta ao direito de greve é considerada inconstitucional.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais