Buscar

Tratando da questão do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos Federais, assinale a afirmativa correta. Não é possível a cumulação das sanções a...

Tratando da questão do Regime Disciplinar dos Servidores Públicos Federais, assinale a afirmativa correta.
Não é possível a cumulação das sanções administrativas, civis e penais.
Considera-se abandono de cargo a ausência intencional do servidor no serviço público, por mais de vinte dias consecutivos.
É facultado ao servidor público opor resistência, ainda que injustificada, ao andamento de documentos.
É de 1 (um) ano, a contar da data em que o fato se tornou conhecido, o prazo prescricional para a ação disciplinar, quanto à advertência.
Entende-se que a responsabilidade civil do servidor público decorre de ato comissivo, doloso ou culposo, ou omissivo, que resulte em prejuízo a terceiros ou ao erário.
a) Gabriela e Pedro.
b) Pedro e Francisco.
c) Gabriela.
d) Francisco.
e) Pedro.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO4 - Bloco 7 - Administração Pública Federal para Concurso Nacional Unificado - 2024
140 pág.

Estrutura da Administração Pública Federal Brasileira Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Gabriela e Pedro. A cumulação das sanções administrativas, civis e penais é possível, conforme previsto no art. 125, § 4º, da Lei nº 8.112/90. O abandono de cargo é caracterizado pela ausência intencional do servidor no serviço público, por mais de trinta dias consecutivos, conforme previsto no art. 138, da Lei nº 8.112/90. Não é facultado ao servidor público opor resistência, ainda que injustificada, ao andamento de documentos, conforme previsto no art. 117, inciso IX, da Lei nº 8.112/90. O prazo prescricional para a ação disciplinar, quanto à advertência, é de 2 (dois) anos, a contar da data em que o fato se tornou conhecido, conforme previsto no art. 142, § 1º, da Lei nº 8.112/90. A responsabilidade civil do servidor público decorre de ato comissivo, doloso ou culposo, ou omissivo, que resulte em prejuízo a terceiros ou ao erário, conforme previsto no art. 121, da Lei nº 8.112/90.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais