Logo Passei Direto
Buscar
Segundo Olinger (1996), o desenvolvimento rural e a comunicação estão conectados. Isso ocorre porque a comunicação é usada pelos agricultores na tomada de decisões no que diz respeito à produção e à convivência. É também utilizada pelo Estado para definir suas medidas de política agrária e pelas empresas para basear suas decisões nas informações sobre necessidade de insumos e equipamentos e de disponibilidade de produtos para alimentação e agroindústria. De acordo com o modelo de comunicação sugerido por Bordenave (1983), assinale a alternativa CORRETA:

a) ( ) Considera que a escolha de um modelo de comunicação em um país deve levar em consideração a evolução política, social e financeira do local do país a ser alcançado.
b) ( ) Sugere que, com a introdução de tecnologias de informação no meio rural, a escolha de um modelo de comunicação depende de instrumentos políticos e ferramentas metodológicas.
c) (X) Considera que a escolha de um modelo de comunicação em um país deve levar em consideração a cultura, a realidade social e econômica do público-alvo.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas apresentadas em relação ao modelo de comunicação sugerido por Bordenave (1983): a) Esta alternativa menciona a evolução política, social e financeira, mas não aborda diretamente a cultura e a realidade social do público-alvo, que são aspectos fundamentais na escolha de um modelo de comunicação. b) Esta opção fala sobre a introdução de tecnologias de informação e a dependência de instrumentos políticos e ferramentas metodológicas, mas não se concentra na cultura e na realidade social do público-alvo. c) Esta alternativa afirma que a escolha de um modelo de comunicação deve levar em consideração a cultura, a realidade social e econômica do público-alvo. Essa é uma abordagem mais alinhada com a ideia de que a comunicação deve ser adaptada às características do público que se deseja alcançar. Diante da análise, a alternativa correta é: c) (X) Considera que a escolha de um modelo de comunicação em um país deve levar em consideração a cultura, a realidade social e econômica do público-alvo.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra c) Considera que a escolha de um modelo de comunicação em um país deve levar em consideração a cultura, a realidade social e econômica do público-alvo. Segundo o modelo de comunicação sugerido por Bordenave (1983), a escolha do modelo de comunicação deve ser baseada nas características do público-alvo, levando em consideração sua cultura, realidade social e econômica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As ações extensionistas estão registradas na história da Antiguidade, o termo teve origem na extensão praticada em universidades inglesas e se consolidou como uma forma institucionalizada com a participação de universidades americanas. Contemporaneamente, o termo extensão rural pode ser entendido de três formas diferentes: como processo, como instituição e como política. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A extensão rural pode ser definida como organização, uma vez que há diversas atividades realizadas por instituições federais como a Ater.
II- A extensão rural significa instituição e pode ser definida como o ato de intervenção público como meio de redistribuição de renda.
III- A extensão rural, como processo, significa, em sentido literal, o ato de estender, levar ou transmitir conhecimentos da fonte geradora ao receptor final, o público rural.
a) ( ) As sentenças I e II estão corretas.
b) ( ) Somente a sentença II está correta.
c) ( ) As sentenças I e III estão corretas.
d) (X) Somente a sentença III está correta.

A Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural para a Agricultura Familiar e Reforma Agrária (PNATER) é uma política pública voltada para a melhoria das condições de vida da população rural. Com base nos objetivos da PNATER, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Adoção de metodologia participativa, com enfoque multidisciplinar, interdisciplinar e intercultural, buscando a construção da cidadania e a democratização da gestão da política pública.
( ) Assessorar as diversas fases das atividades econômicas, a gestão de negócios, sua organização, produção, inserção no mercado e abastecimento, observando as peculiaridades das diferentes cadeias produtivas.
(X) Desenvolvimento rural sustentável, compatível com a utilização adequada dos recursos naturais e com a preservação do meio ambiente.
a) ( ) V – F – F.
b) ( ) V – F – V.
c) (X) F – V – F.
d) ( ) F – F – V.

A trajetória do serviço de extensão rural no Brasil engloba três momentos distintos quanto à orientação filosófica e ao modelo operacional predominantes em cada um deles, que são coerentes com as formas de intervenção do Estado e as macrodefinições políticas dos seus planos de desenvolvimento. Disserte sobre estes períodos, destacando as peculiaridades de cada um deles.
R.: Definem-se três períodos marcantes na história da extensão: o humanismo assistencialista, o difusionismo produtivista e o humanismo crítico. O humanismo assistencialista prevaleceu desde a origem da extensão rural no Brasil, em 1948, até a primeira metade da década de 1960, em um período em que o Estado brasileiro ainda não despertara para o potencial produtivo da agricultura em termos de capitalização e pelo uso intensivo de tecnologia. Não que a agricultura deixasse de exercer papel fundamental na dinâmica da economia. Muito pelo contrário, ela arcou com os custos do processo de industrialização, garantindo a produção de divisas que lhe eram subtraídas, via confisco cambial, para viabilizar a montagem do parque industrial brasileiro. O difusionismo produtivista tem como principal caraterística a prevalência dos objetivos expressos nos planos governamentais de desenvolvimento que prevalecem sobre o localismo e o “missionarismo” da ação extensionista. Nesse período, observa-se uma intensa proliferação de unidades locais especializadas, formadas por equipes de agrônomos, veterinários e técnicos agrícolas, sinalizando a prioridade para atividades econômicas. Diante da diminuição do quadro de economistas domésticas, os trabalhos na área de bem-estar concentram-se nos aspectos de nutrição, saúde e educação, utilizando a estrutura dos órgãos especializados já existentes e atuantes nessas áreas. Nesse contexto, surge o terceiro período caracterizado pelo humanismo crítico que deveria dominar na Nova República. A característica que define o humanismo crítico é a promoção humana integral das maiorias integrantes do campo, mas sem paternalismo, adotando-se uma perspectiva libertadora em que o pequeno agricultor, proprietário ou não das terras onde labuta, é sujeito de suas ações como cidadão, problematiza a sua realidade e decide.

9 EXTENSÃO E COMUNICAÇÃO RURAL d) ( ) Originou-se da necessidade de integrar a produção vegetal à animal, disseminando informações no campo, e principalmente em áreas urbanas. 2 As particularidades da atividade agrícola trazem dificuldades na propagação da informação para produtores rurais e sua utilização nas unidades de produção, por isso existem serviços de extensão, geralmente sob a responsabilidade do governo. Em seu trabalho sobre transferência da informação para comunidades rurais, Lawani (1981) destaca a existência da polarização mundial entre abundância e pobreza da informação. Sobre a disparidade de disponibilidade e acesso à informação, analise as sentenças a seguir: I- Ocorre em nível mundial, nacional e regional, em países menos desenvolvidos, em que a informação, nas zonas rurais, é escassa e nas áreas urbanas é altamente difundida. II- Ocorre tanto em nível mundial, como em nível nacional, em países menos desenvolvidos, por exemplo, nos quais a informação em áreas urbanas é escassa e nas áreas rurais é praticamente inexistente. III- Ocorre principalmente em nível nacional, em países desenvolvidos, e em desenvolvimento, em que há uma grande disseminação das informações, tanto no meio urbano, quanto no meio rural. Assinale a alternativa CORRETA: a) ( ) As sentenças I e II estão corretas. b) (X) Somente a sentença II está correta. c) ( ) As sentenças I e III estão corretas. d) ( ) Somente a sentença III está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina