Buscar

1111) Levando em conta as disposições do Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil...

1111) Levando em conta as disposições do Decreto 1.171, de 22 de junho de 1994, que trata do Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal, analise as afirmativas a seguir:

I. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade.

II. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, terá que decidir entre o honesto e o desonesto, e não sobre o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente ou o oportuno e o inoportuno.

III. A dignidade, o decoro, o zelo e efetividade são os principais deveres do servidor público.

Assinale

a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa II estiver correta.
c) se somente a afirmativa III estiver correta.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO5 - Bloco 7 - Ética e Integridade para Concurso Nacional Unificado - 2024
116 pág.

Ética Filosófica e Ética Profissional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas. Justificativa: I. A remuneração do servidor público é custeada pelos tributos pagos direta ou indiretamente por todos, até por ele próprio, e por isso se exige, como contrapartida, que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade. Essa afirmativa está correta, pois o Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo Federal exige que a moralidade administrativa se integre no Direito, como elemento indissociável de sua aplicação e de sua finalidade, erigindo-se, como consequência, em fator de legalidade. II. O servidor público não poderá jamais desprezar o elemento ético de sua conduta. Assim, terá que decidir entre o honesto e o desonesto, e não sobre o justo e o injusto, o conveniente e o inconveniente ou o oportuno e o inoportuno. Essa afirmativa também está correta, pois o servidor público deve sempre agir com ética e escolher entre o honesto e o desonesto. III. A dignidade, o decoro, o zelo e efetividade são os principais deveres do servidor público. Essa afirmativa está incorreta, pois a dignidade, o decoro, o zelo e efetividade são alguns dos deveres do servidor público, mas não são os principais. Portanto, a alternativa correta é a letra d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando