Buscar

O processo político brasileiro recente revela uma profunda fragmentação da sociedade com efeitos diretos na proliferação de partidos políticos que ...

O processo político brasileiro recente revela uma profunda fragmentação da sociedade com efeitos diretos na proliferação de partidos políticos que não possuem uma clara diferenciação entre si. Como consequência desse fato, a representação de interesses da sociedade e as relações entre os Poderes Executivo e Legislativo têm peculiaridades bastante demarcadas no caso brasileiro. Com o auxílio dessa afirmação, julgue os itens seguintes.
Complementando os partidos na representação e na participação política da sociedade brasileira, as organizações não-governamentais tornaram-se, legitimamente, instrumentos de representação da sociedade perante o Congresso Nacional e os poderes executivos federal, estadual e municipal, especialmente no que diz respeito ao combate à pobreza e a outros assuntos sociais.
Certo
Errado

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO - Bloco 7 - Políticas Públicas (E3 para Concurso Nacional Unificado - 2024
142 pág.

Políticas Públicas Humanas / SociaisHumanas / Sociais

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Errado. As organizações não-governamentais (ONGs) não são instrumentos de representação da sociedade perante o Congresso Nacional e os poderes executivos federal, estadual e municipal. Elas são entidades da sociedade civil que atuam em diversas áreas, como assistência social, saúde, meio ambiente, cultura, entre outras, e podem atuar em parceria com o poder público, mas não têm poder de representação política.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina