Buscar

2) Os Circuitos de Primeira Ordem são componentes fundamentais na análise de sistemas eletrônicos e são essenciais para compreender a dinâmica de c...

2)

Os Circuitos de Primeira Ordem são componentes fundamentais na análise de sistemas eletrônicos e são essenciais para compreender a dinâmica de circuitos transitórios. Eles são formados por resistores e apenas um tipo de elemento de armazenamento, como um capacitor ou indutor. O comportamento dos circuitos de primeira ordem pode ser definido por uma constante de tempo, que é o tempo necessário para o circuito atingir aproximadamente 63,2% de seu valor final após uma mudança. Esta constante de tempo é denotada como "t" (tau) e é o produto da resistência e da capacitância para circuitos RC ou da resistência e da indutância para circuitos RL.

O estudo dos circuitos de primeira ordem é crítico para prever como os circuitos reagem a variações, como a aplicação súbita de uma tensão ou corrente. Esta reação inicial, antes que o circuito se estabilize em seu novo estado, é frequentemente referida como a resposta transitória. Por exemplo, quando ligamos um aparelho eletrônico, há um curto período de ajuste antes que ele funcione com sua eficiência total; isso é uma manifestação do comportamento de primeira ordem. A constante de tempo "t" é um parâmetro chave nesta análise, pois fornece uma medida quantitativa do quão rápido o circuito se adapta a mudanças.

Considerando a análise de circuitos de primeira ordem com uma fonte de alimentação e a descrição correta de um aspecto fundamental desses circuitos, assinale a alternativa correta.

Alternativas:

  • a)
  • Circuitos de primeira ordem não possuem t, pois é característico apenas de circuitos de segunda ordem.
  • b)
  • A constante de tempo t é irrelevante na análise de circuitos, pois ela não afeta a resposta do circuito a uma fonte.
  • c)
  • Em um circuito RL de primeira ordem, t é definido pelo produto da resistência e da capacitância.
  • d)
  • Em um circuito RC de primeira ordem, t é definido pelo produto da resistência e da indutância.
  • e)
  • Em um circuito RC de primeira ordem, t é definido pelo produto da resistência e da capacitância.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra e) Em um circuito RC de primeira ordem, t é definido pelo produto da resistência e da capacitância.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais